catarata

Catarata: como é o diagnóstico e tratamento?

A catarata é uma condição ocular que provoca a opacidade do cristalino e torna a visão turva, como se existisse uma névoa espessa diante dos olhos. O cristalino é a lente dos olhos. Ele fica situado atrás da íris e sua transparência possibilita que os raios de luz o atravessem e cheguem até a retina, permitindo que enxerguemos de maneira clara e definida.

Como os feixes luminosos não conseguem atingir a retina plenamente, eles não entram em contato com os receptores fotossensíveis, fazendo com que o indivíduo apresente problemas visuais. Quando a cristalinidade é perdida, a visão fica embaçada e desfocada, as cores parecem desbotadas e sem definição. Podem surgir outros sintomas, como dificuldade para enxergar à noite, visão dupla, dificuldade para ler, sensibilidade à luz, etc. 

Se não for tratada adequadamente, a catarata pode evoluir para a cegueira. A doença é responsável por quase 50% dos casos de perda de visão no mundo. Para evitar maiores complicações decorrentes da catarata, é indispensável ter diagnóstico precoce e tratar corretamente essa condição. A seguir você confere como é o diagnóstico e tratamento de tal doença ocular.

Diagnóstico de catarata

O primeiro passo do diagnóstico consiste na avaliação do conjunto de sintomas relatados. O oftalmologista deve analisar cuidadosamente os sinais, pois muitos deles são similares a manifestações típicas de outras doenças oculares.

Depois disso, o especialista deve examinar o olho do indivíduo, para verificar se o cristalino apresenta alguma lesão. Se houver, a lente natural que era transparente fica esbranquiçada.

Tratamentos

Na catarata, a visão fica nebulosa e, com o avanço da doença, a pessoa pode enxergar apenas vultos e ter dificuldade para reconhecer pessoas. É comum que as imagens vistas sejam distorcidas e sem contrastes. Além disso, quem tem catarata fica mais vulnerável a quedas e outros acidentes. Nos casos mais graves, acarretar a cegueira.

Para impedir que danos maiores ocorram, é necessário tratar a catarata. O único tratamento que corrige o problema é a cirurgia. O procedimento é rápido, simples e realizado sob anestesia local. Ele consiste em trocar o cristalino lesionado por uma lente artificial. Essa nova lente recuperará as funções perdidas e, além de melhorar a visão, trará grandes benefícios no que diz respeito à qualidade de vida.

Na operação, o cristalino pode ser retirado inteiro ou através de uma moderna técnica chamada facoemulsificação. A facoemulsificação fragmenta, emulsifica e aspira o cristalino. Ela é realizada por meio de incisão mínima e geralmente não demanda suturas.

A título de informação, todos os anos são feitas mais de 450 mil cirurgias corretivas de catarata no Brasil. Os dados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular