De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 7,8 milhões de idosos são diagnosticados com catarata. A doença tem somente um tipo de tratamento: a cirurgia. O procedimento é considerado um dos mais seguros do mundo.
Ocorre que a catarata é uma doença silenciosa e, por isso, muitas vezes passa despercebida. Neste texto, são apresentados os principais sinais da doença e como proceder, caso seja diagnosticada.
O que é a catarata?
Caracterizada pelo envelhecimento do cristalino, a catarata pode levar à perda progressiva da visão. Ela pode ocorrer ao longo da vida, afetando principalmente os idosos. Entretanto, há casos registrados em recém-nascidos. Nessas condições, a doença é denominada catarata congênita.
A principal causa da doença é o envelhecimento, mas fatores como exposição excessiva ao sol, infecções, diabetes, hipotireoidismo, tabagismo, trauma na região dos olhos e uso excessivo de medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da doença ocular.
Quais são os sintomas da catarata?
Muitas vezes, não se percebe o desenvolvimento da doença e chega-se ao consultório com a catarata em estado avançado. Entretanto, existem diversos sintomas que podem surgir em conjunto, ou de forma isolada. O ideal é prestar atenção nesses sinais e procurar um oftalmologista, assim que ocorrer algo incomum.
Entre os sinais mais comuns da doença, estão:
- Diminuição da visão;
- Visão embaçada;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Alteração das cores;
- Dificuldade para enxergar à noite;
- Alteração da cor do olho;
- Visão dupla;
- Dificuldade para ler, dirigir e andar;
- Enxergar brilhos e halos;
- Distorção de imagens;
- Perder o interesse por atividades que fazia antes (como ler, costurar e outros), visto que não se consegue enxergar direito;
- Agravamento de miopia pré-existente.
O que fazer quando perceber os sintomas?
Ao perceber um ou mais dos sintomas, deve-se consultar um oftalmologista de confiança, para que ele faça o diagnóstico correto. Normalmente, no caso da catarata, é realizado um exame do cristalino, para verificar possíveis lesões e confirmar a doença.
O único tratamento para catarata é a cirurgia. O procedimento é muito simples, rápido (dura, aproximadamente, 30 minutos) e seguro. É realizado com anestesia local e o indivíduo vai para casa no mesmo dia, com restrição de movimentos bruscos e inclinação da cabeça.
A cirurgia consiste na substituição do cristalino por uma lente, produzida sob medida, de acordo com a curvatura da córnea.
Como prevenir a catarata?
Apesar de se tocar pouco no assunto, é possível prevenir a catarata. Um dos principais responsáveis pela doença é a exposição a raios solares. Sendo assim, use sempre óculos escuros de qualidade, com proteção UVA e UVB. Além disso, evite olhar diretamente para o sol.
Manter uma alimentação rica em vegetais também pode contribuir, pois esses alimentos fornecem nutrientes ao organismo, como a vitamina A, conhecida por proteger os olhos.
Evite, também, fumar e usar colírios com corticoide sem recomendação médica. Pequenas ações podem ajudar sua saúde ocular e melhorar a qualidade de vida.
Quer saber mais sobre catarata? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!