Fazer a cirurgia de catarata combinada com a de glaucoma é o desejo de muitos indivíduos que sofrem com esses dois problemas de visão.
Tanto uma doença quanto a outra são responsáveis por números alarmantes de cegueira no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 51% dos casos de cegueira ocorrem em função da catarata. No Brasil, quase 30% da população acima de 60 anos sofre esse problema na vista.
A segunda maior causa de cegueira é o glaucoma. Em 2018, só no Brasil, mais de 900 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, o problema leva à perda de visão progressiva se não tratado, assim como a catarata.
Com isso, é possível concluir que as duas doenças podem coexistir. Por isso, muitos questionam se podem fazer uma mesma cirurgia para resolver os dois problemas.
Entretanto, a associação desses dois procedimentos cirúrgicos dependerá de alguns fatores. E é sobre eles que o texto trata a seguir. Acompanhe.
Fatores observados na escolha da cirurgia combinada
O médico oftalmologista primeiramente submeterá o indivíduo a exames específicos nos olhos para verificar os seguintes pontos:
- Qual o estágio atual do glaucoma? Entre os fatores decisivos para a cirurgia combinada está a análise do tipo e da severidade do glaucoma.
- A cirurgia realmente será melhor que a medicação para reduzir a pressão intraocular decorrente do glaucoma?
- O estágio da catarata já atrapalha as atividades diárias?
Diante das respostas para as questões acima, o médico responsável avaliará se é possível fazer a cirurgia para as duas doenças ao mesmo tempo. A decisão tomada levará em consideração principalmente a chance de o indivíduo obter, de fato, uma melhora na visão com o menor risco possível.
Caso a cirurgia combinada seja a melhor opção, o médico então escolherá a técnica que tem mais chances de sucesso para o caso.
Quando fazer a cirurgia de catarata combinada com a de glaucoma é a melhor opção
Diante do cenário positivo para a realização das cirurgias combinadas, há ainda algumas razões que colaboram para que essa seja a melhor opção para o indivíduo. São elas:
- é mais conveniente e menos estressante passar por apenas um procedimento cirúrgico, em vez de dois;
- os riscos com a anestesia diminuem, uma vez que ela será usada apenas uma vez;
- se a cirurgia for bem sucedida, o medicamento para o glaucoma deixará de ser usado, o que pode ser um facilitador na rotina de quem não se adapta muito bem ao uso de colírio;
- custo mais baixo, uma vez que realizar duas cirurgias sai bem mais caro do que fazer apenas uma vez.
Por essas razões, a cirurgia de catarata combinada com a de glaucoma pode ser uma boa opção para muitos que portam ambas as doenças. No entanto, o primeiro passo é conversar com o oftalmologista para que ele analise se você tem perfil para realizar este tipo de intervenção cirúrgica.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!