Cirurgia Micrográfica

Cirurgia micrográfica: o que é e quando é indicada

Já ouviu falar em cirurgia micrográfica? Também conhecida como cirurgia de Mohs, é uma técnica usada para a retirada de tumores de pele. Com essa técnica é possível remover a menor quantidade possível de tecido sadio. Muito eficiente, pode ser usada em várias partes do corpo, inclusive nas pálpebras.

Vantagens da cirurgia micrográfica

É verdade que a exposição solar nos horários certos faz bem ao organismo, pois estimula a produção de vitamina D, regula o sistema imunológico e melhora a autoestima, entre outros benefícios.

Mas, você sabia que o câncer de pele também pode aparecer na região da pálpebra? Pesquisadores ingleses avaliaram que as pessoas passam protetor solar no rosto, mas tendem a negligenciar as pálpebras, local muito ignorado quando se trata de proteção da pele.

O câncer de pele nada mais é do que o crescimento desordenado de células anormais e agressivas. O diagnóstico é essencial para evitar seu crescimento e afetar estruturas importantes.

A cirurgia micrográfica é uma técnica que visa à remoção dos tumores de forma precisa e eficiente, pois, além de retirar o câncer, avalia de forma microscópica todas as margens de lesão durante a cirurgia, o que aumenta ainda mais a segurança.

A técnica também é excelente para tratamento de áreas de difícil remoção ou áreas que são mal delimitadas, como, por exemplo, as pálpebras.

Benefícios da técnica de Mohs

Um dos principais benefícios da técnica em relação à cirurgia convencional para a retirada do tumor é a possibilidade do controle microscópico das margens cirúrgicas do tumor durante a cirurgia.

Já na cirurgia convencional, o tumor é retirado de acordo com margens de segurança que são marcadas a olho nu. Por isso, a cirurgia micrográfica é ideal para as pálpebras, pois é um local muito nobre e de dificil reconstrução.

Um dos tipos de tumores de pele mais comuns é o basocelular. Quando a área ocular é afetada por esse tumor, pode ser extremamente prejudicial. Contudo, um dos principais tumores operados por meio da cirurgia micrográfica é justamente o basocelular.

Além desse tipo de tumor, a técnica também pode ser usada em outros carcinomas, como o carcinoma espinocelular e o carcinoma de glândulas sebáceas.

Como cuidar da saúde dos olhos?

A prevenção é sempre o melhor remédio e, quanto mais cedo detectado o tumor, maiores são as chances de cura. Para cuidar da sua visão, use sempre óculos escuros, pois ele vai proteger os seus olhos dos raios ultravioletas.

Outra dica é usar viseira ou chapéu que tenha abas largas, pois vai garantir que o raio solar não atinja diretamente o seu rosto.

Não se esqueça de usar diariamente protetor solar para ir ao trabalho, caminhar, correr, piscina, praia ou qualquer atividade. Existem protetores específicos para a na área do rosto. Portanto, tenha cuidado para não negligenciar a proteção da pálpebra, viu?

Atualmente, a cirurgia micrográfica é considerada uma das técnicas mais modernas, pois o tumor é retirado sem margem de segurança alargada. Além disso, o procedimento preserva a maior quantidade de tecido sadio possível.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular