O cisto palpebral, como o próprio nome sugere, é um cisto que se desenvolve na pálpebra. A condição é relativamente comum entre indivíduos adultos e podem se desenvolver de formas variadas. Os cistos palpebrais são lesões de ordem benigna, ainda assim, devem ser cuidadosamente avaliadas pelo oftalmologista, a fim de assegurar de que realmente não há malignidade.
Quer saber um pouco mais sobre cisto palpebral, seus principais sintomas e as causas possíveis? Leia o artigo completo e fique por dentro do assunto!
Quais são os tipos de cisto palpebral?
Os cistos palpebrais, como você já sabe, são formações anormais nodulares que ficam localizadas na pálpebra. Não existe apenas um tipo de cisto palpebral! Conheça as principais classificações a seguir:
Ceratose Seborreica
A ceratose seborreica é são lesões nodulares pigmentadas que aparecem, com frequência, na pele da pálpebra, sendo mais incidentes em idosos. Ela pode ser volumosa ou plana.
Hidrocistoma
O hidrocistoma, ou cisto de Moll, é uma lesão cística que contém líquido. Esse tipo de cisto fica localizado perto das margens palpebrais.
Cisto epidérmico
O cisto epidérmico é um nódulo de conteúdo branco-amarelado, localizado geralmente na face e nas pálpebras. Erroneamente eles são chamados de cistos sebáceos, o que é um equívoco, uma vez que ele não tem origem em glândulas sebáceas.
Calázio
O calázio é um cisto palpebral inflamatório. Ele se desenvolve na borda da pálpebra, na proximidade dos cílios.
Hordéolo
Também conhecido como terçol, esse tipo de cisto pode se desenvolver na pálpebra ou na base dos cílios por causa da obstrução das glândulas de Zeis ou Moll ou bloqueio do folículo ciliar. Esse bloqueio folicular pode ter ligação com a blefarite (inflamação nas pálpebras)
Quais são as causas dos cistos palpebrais?
As razões causadoras dos cistos palpebrais variam conforme cada tipo de cisto na pálpebra. No caso da ceratose palpebral não se sabe exatamente as causas, mas acredita-se que pode ter relação com a exposição excessiva ao sol no decorrer da vida.
O hidrocistoma, por sua vez, tem ligação com a obstrução das glândulas sudoríparas. Já os cistos epidérmicos são nódulos formados a partir do acúmulo de queratina e células mortas.
O calázio pode ser causado por infecções glandulares nas glândulas de Meibômio e não tem a ver com infecção bacteriana, diferentemente do hordéolo, que é uma inflamação das glândulas de Zeis e Mol, que podem ser contaminadas por bactérias.
Quais os sintomas?
Os cistos nas pálpebras são protuberantes e podem conter líquido ou apresentarem massa semissólida e palpável. Não é uma regra, mas os nódulos nas pálpebras podem gerar dor ou irritação.
Se houver um quadro infeccioso, o cisto pode ficar avermelhado e quente. Eventualmente, pode existir secreção purulenta na região, mas não é comum em todas as variações de cistos palpebrais, apenas no hordéolo.
Quer saber mais sobre os cistos palpebrais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!