A dacriocistite é consequência da obstrução do canal lacrimal. Neste artigo, reunimos as informações mais importantes sobre esse assunto, incluindo sintomas e tratamentos!
O que é a dacriocistite?
A doença consiste na infecção do saco lacrimal, que geralmente ocorre por conta da obstrução do canal nasolacrimal. Vale ressaltar que o canal tem como função passar as lágrimas dos olhos para a região do nariz.
Quais são os tipos da dacriocistite?
A doença pode se manifestar em três tipos diferentes: a aguda, crônica e dacriocistite do recém-nascido.
Na aguda, é produzida uma inflamação que surge de forma súbita e rápida, caracterizando-se geralmente por dor bastante intensa, inchaço e vermelhidão entre o canto interno do olho e o nariz.
Na fase crônica, o paciente costuma lacrimejar muito e apresentar secreção constante, com necessidade de fazer limpeza nos olhos com frequência.
Os recém-nascidos podem apresentar aos dois meses de vida lacrimejamento e secreção. A obstrução nessas crianças ocorre pela presença de uma fina membrana no final do ducto que leva a lágrima ao nariz.
Quais são os sintomas da patologia?
A doença aparece com uma inflamação na região do saco lacrimal, ocasionando uma vermelhidão no local, que pode surgir em conjunto com a dor e o lacrimejamento excessivo.
O paciente também pode apresentar uma inflamação das pálpebras, assim como conjuntivite e, em alguns casos, febre.
Nas pessoas que estão com o estágio crônico da doença, percebe-se presença do pus, quando se faz a pressão sobre o saco lacrimal.
Como é feito o tratamento da dacriocistite ?
Na fase aguda o médico irá receitar o antibiótico por via oral e quando a infecção for resovida a cirurgia deve ser indicada para evitar novas infecções.
A cirurgia chama-se dacriocistorrinostomia e consiste na criação de um novo canal para que haja uma drenagem entre o sacro lacrimal e o nariz.
Um outro possível procedimento para tratamento é a chamada dacriocistectomia, na qual é feita a retirada ou remoção do saco lacrimal.
Não deixe de buscar o oftalmologista!
Na presença de todos os sintomas mencionados, não hesite em procurar um médico para tratar a dacriocistite. Não se automedique: nesse caso, o problema pode se agravar consideravelmente, afetando a saúde como um todo.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!