Derrame Ocular: Por Que Ocorre E Como Tratar?

A saúde dos nossos olhos pode ser acometida por diferentes problemas e doenças. Um deles é o derrame ocular, que pode surgir de forma espontânea após uma tosse ou por um trauma nos olhos. Você já ouviu falar nessa patologia? Sabe como ela acontece? Então, não deixe de ler este texto. A seguir, explicaremos tudo sobre o quadro, passando pelas causas, sintomas e tratamentos.

O que é derrame ocular?

Trata-se de um vazamento de sangue no globo ocular provocado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos que estão localizados na conjuntiva. Geralmente, não traz grandes riscos à saúde do paciente, sendo naturalmente absorvida. Ainda, o derrame ocular pode acometer pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos. Além disso, pode ser unilateral, quando surge em apenas um dos olhos, ou bilateral, quando afeta os dois simultaneamente. Ademais, o hiposfagma, como é conhecido, pode surgir em diferentes partes do globo ocular. A depender dessa localização, o quadro pode ser mais grave ou não, mas dificilmente afetará a visão do paciente.

Quais são as causas?

O derrame ocular pode ocorrer espontaneamente após uma tosse ou um esforço excessivo, pode ter origem em processos irritativos, alérgicos, traumáticos ou infecciosos, como, por exemplo:
  • lesões provocadas por coçar ou esfregar os olhos;
  • atividades físicas de alta intensidade;
  • espirros repetidos;
  • excesso de força para evacuar;
  • vômitos repetidos;
  • alterações da coagulação sanguínea;
  • infecções oculares;
  • picos de hipertensão arterial;
  • pós-operatório da cirurgia da pálpebra ou do olho;
  • uso de determinados medicamentos.
Além disso, existem outras causas que são menos frequentes, tais como, cistos de conjuntiva, amiloidose conjuntival e tumores de conjuntiva.

Quais os sintomas mais comuns?

Na grande maioria dos casos, o paciente não apresenta nenhum sintoma além do aparecimento de manchas de sangue no olho, que é percebida ao se olhar no espelho ou por outra pessoa. Ainda, esse sangramento não costuma afetar a visão do paciente e nem causar dor. Com o passar dos dias, pode ocorrer um aumento da mancha ou ela pode se espalhar pela parte branca do olho.

Como é o tratamento?

O mais comum é o que a mancha de sangue desapareça espontaneamente entre 10 a 14 dias, sem a necessidade de tratamento. Para acelerar esse processo, recomenda-se a utilização de compressas de água fria no olho afetado, por duas vezes ao dia. Em alguns casos, pode ser solicitada a realização de exames oftalmológicos para confirmar que a mancha de sangue está apenas na parte externa do olho. Quando o sangramento ocorre repetidamente, pode ser necessário outros tipos de exames ou até uma biópsia. Ainda, o oftalmologista também pode indicar o uso de lágrimas artificiais para reduzir o desconforto e o risco de um novo sangramento. Ademais, pessoas que fazem uso de aspirinas ou de anti-inflamatórios precisam interromper o uso enquanto o derrame ocular persistir. Enfim, estamos falando de um problema que traz mais incômodo estético do que físico. Por isso, o derrame ocular não é considerado um quadro grave, sendo de fácil resolução. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!