retina

O que causa o descolamento da retina e quais as consequências para a visão?

A retina é uma parte muito importante da estrutura ocular. Trata-se de uma fina membrana, composta de tecido nervoso, responsável por revestir a camada interna do olho. Quando ela se desprende parcialmente ou totalmente da camada posterior, ocorre o chamado descolamento de retina.

A retina é delicada e flexível. Ela não tem nenhum elemento especial para fixá-la ao globo ocular. É o vítreo, substância transparente e gelatinosa, situada entre o cristalino e a própria retina, que a mantém presa à posição ideal, assegurando suporte e nutrição.

Os fatores que elevam o risco desse desprendimento são o envelhecimento, histórico familiar de descolamento de retina, cirurgia ocular no passado, miopia extrema, episódio anterior de descolamento em um dos olhos, lesões e traumas oculares graves.

Para conhecer as principais causas do descolamento de retina e como essa separação pode prejudicar a visão, continue lendo o artigo.

Causas do descolamento da retina

O descolamento de retina ocorre, geralmente, quando o gel vítreo, material espesso localizado dentro do olho, encolhe e se separa da retina. Isso pode ser resultado do próprio processo de envelhecimento natural, como também, pode acontecer em decorrência de predisposição genética ou traumatismo.

Eventualmente, a retina pode se rasgar ou furar, descolando-se das demais estruturas intraoculares. Quadros de doenças oftalmológicas ou traumatismo craniano podem desencadear as fissuras e buracos na retina.

Outra causa possível de descolamento é a tração retiniana, que pode repuxá-la e distanciá-la das camadas que ficam abaixo dela, culminando no descolamento parcial ou total. O acúmulo de líquido sob a retina também pode gerar descolamento. Para completar, ferimentos nos olhos ou cabeça, miopia, diabetes, inflamações oculares e retinopatia podem causar descolamento. 

Consequências do descolamento de retina para a visão

O descolamento de retina é um problema que interrompe o fornecimento de nutrientes, além de promover a degeneração celular dos olhos. Se não tratado rápida e adequadamente, ele pode evoluir para perda da visão.

As células nervosas contidas na retina são responsáveis por detectar a luz que entra pelos olhos e enviar mensagens para o cérebro a respeito do que eles enxergam. Entretanto, quando a retina se descola do tecido posterior de suporte, tal mecanismo não funciona da maneira correta.

Os sintomas visuais de descolamento de retina consistem na incidência de moscas volantes no campo de visão, flashes luminosos ao mover a cabeça ou os olhos. O descolamento pode ocorrer subitamente, gerando manifestações repentinas e intensas como perda ou piora da visão sem nenhuma razão aparente.

Ao notar qualquer um desses sintomas, procure ajuda especializada imediatamente. O descolamento de retina é uma emergência oftalmológica e deve ser tratada sem demora para evitar complicações como a cegueira. 

Esse problema é corrigido cirurgicamente através de técnicas como a criopexia, retinopexia pneumática, retinopexia com introflexão escleral, vitrectomia ou cirurgia a laser.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular