exame de vista

Todo exame de vista é dolorido?

Exame de vista dói? Essa é uma pergunta comum em clínicas oftalmológicas, vindas de pacientes prestes a realizá-los. Tudo bem, o olho é uma região sensível. Qualquer mínima chance de sentir desconforto na visão durante um procedimento médico pode fazer com que o paciente se estresse ou, pior, tenha medo e não realize o procedimento.

Veja a boa notícia: a maioria dos exames de vista não o fará sentir absolutamente nada. O desconforto – que é temporário – pode vir da anestesia para exames de pressão, muito comuns na consulta anual de quem precisa ajustar o grau das lentes de contato ou óculos.

Sobre o colírio anestésico, sim, ele arderá por alguns segundos, mas é só isso. Não há dor constante ou perda de visão. Claro que existem alguns exames que podem gerar desconforto pelo uso de injeções de contraste. Entretanto, durante o exame de vista, em si, dores não são relatadas.

Ainda com medo? Acredite, após a leitura deste artigo você ficará mais tranquilo. Confira!

Classificação de dor na hora de fazer exame de vista

Quando algum médico solicita algum exame, sua primeira reação é procurar o procedimento na internet?

Hoje, facilitaremos sua vida. Aqui, fizemos uma escala de dor dos exames de vista, partindo do “totalmente indolor” até o mais “desconfortável” e explicando as causas de desconforto.

Lembre-se: o importante é você não se deixar abater caso seu exame de vista esteja na lista dos não indolores, ok?

Afinal, é melhor recorrer a ele e ter um desconforto momentâneo do que não fazer o exame e se sujeitar a progressão de doenças — essas sim, extremamente dolorosas.

Nível 1: totalmente indolores

Nestes exames não há dor alguma:

• Angio-tomografia de Coerência Óptica (Angio-OTC);
  • Biometria a laser;
  • Exame de campo visual;
  • Ecografia ocular;
  • Gonioscopia;
  • Microscopia Especular Corneana;
  • Tomografia de Coerência Óptica;
  • OPD-SCAN III;
  • Paquimetria ultrassônica;
  • Pentacam;
  • Potencial de acuidade visual;
  • Retinografia a cores;
  • Teste de sensibilidade ao contraste;
  • Teste de lentes de contato;
  • Topografia corneana.

Nível 2: apresenta desconforto na preparação

Neste exame, é possível sentir algo por segundos ou poucos minutos:

• Angiofluoresceinografia (AFG): injeção de contraste aplicada na mão ou braço.

Nível 3: apresentam desconforto na recuperação após o exame

Apesar de ser o mesmo exame anterior, aqui, a possibilidade é de sentir algo após o término do procedimento, como dor ou desconforto por alguns minutos:

• Angiofluoresceinografia (AFG): pode ocorrer ofuscação logo após o exame, necessitando o paciente de um acompanhante para realizá-lo. Ainda, a urina pode apresentar coloração alterada no dia seguinte graças ao contraste.

Viu como não precisa ter medo de sentir dor no exame de vista? A maior parte dos procedimentos é indolor e extremamente confiável para um diagnóstico preciso.

O mais importante é confiar no atendimento do oftalmologista, tirar todas as suas dúvidas, entender o que ocorreu e, assim, sentir-se bem e responsável por estar cuidando da sua saúde ocular da forma mais adequada!

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!