Quando fazemos um exame oftalmológico, normalmente queremos saber se há algum problema de vista, como miopia, astigmatismo ou outros tantos problemas relacionados à saúde do olho. Entretanto, o que ninguém imagina é que inúmeras doenças não pertinentes à visão podem ser detectadas com exames simples.
Ficou curioso para saber quais são essas doenças? Então, este texto explica como funciona o diagnóstico dessas enfermidades por meio do exame de vista e o que se deve fazer após a consulta do oftalmologista.
Diagnóstico de outras doenças com o exame oftalmológico
Embora pareça pouco comum, os olhos apresentam os primeiros sintomas de diversas doenças. Por isso, exames como o mapeamento de retina e a fundoscopia (fundo de olho) detectam comportamentos anormais no organismo.
Conheça a seguir as principais doenças que podem ser diagnosticadas no exame oftalmológico.
Diabetes
A glicemia alta pode gerar complicações na retina. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), 40% dos indivíduos diabéticos apresentam alterações oftalmológicas como, por exemplo, vista embaçada e distorcida.
Por se tratar de uma doença silenciosa, ou seja, não apresentar muitos sintomas, algumas pessoas obtêm diagnóstico tardio da diabetes. O exame de fundo de olho, por exemplo, pode detectar um vazamento de líquido ou edema na retina, causado pelas altas taxas de glicose no sangue.
Se não tratada, a diabetes pode evoluir para glaucoma neovascular e catarata.
Câncer
O câncer também pode ser diagnosticado através dos olhos. Sangramento na retina pode ser sinal de alterações causadas por linfoma e leucemia. Além disso, também é possível identificar tumores na mama ou na próstata com uma mancha característica da doença.
Outro tipo de câncer que pode ser facilmente detectado é o de pele, pela incidência de pequenas pintas no interior do globo ocular.
Aneurisma
O aumento da pressão no interior do cérebro, hemorragia na retina e inchaço do nervo óptico são sintomas de aneurisma cerebral. Podem ser facilmente detectados em um exame de fundo de olho.
O diagnóstico completo do aneurisma deve ser feito por um especialista. Portanto, após a identificação desses sintomas, é recomendado que o indivíduo consulte um neurologista.
Hipertensão
Olhos vermelhos podem ser sinal de hipertensão arterial. Porém, nesse caso, não é preciso desesperar, pois esse sintoma pode ser causado por diversos outros fatores, como noite mal dormida e contato com cloro, por exemplo. É importante acompanhar a situação de perto com um oftalmologista.
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco para doenças como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e glaucoma.
Aids
É de conhecimento popular que o vírus HIV ataca o sistema de defesa, baixando a imunidade. Dessa forma, o corpo se torna mais vulnerável a diversas doenças.
Nos exames oftalmológicos é possível detectar problemas que são comumente associados à Aids, como as microangiopatias, deslocamento de retina, infecção ocular pelo vírus varicela zóster, toxoplasmose ocular e uveíte.
Anemia
A anemia é outra doença que pode ser diagnosticada pelos olhos. Isso porque a vascularização (branco ou vermelho) pode indicar o nível de hemoglobina no sangue.
Assim como outras condições clínicas já mencionadas no texto, o diagnóstico completo deve ser realizado em parceria com um clínico geral.
Fique atento aos diversos sintomas apresentados. Diagnosticar doenças em fase inicial é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Esteja alerta e procure um oftalmologista sempre que considerar necessário.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!