exame de motilidade ocular

Por que o exame oftalmológico de rotina é tão importante?

Todo ano (e em alguns casos até mesmo a cada seis meses) é preciso visitar o oftalmologista. Mesmo que você não esteja percebendo nada errado nos olhos no dia a dia o exame oftalmológico de rotina é importante! Esse exame quando feito periodicamente e seguindo as orientações médicas podem salvar a sua visão!

Que tipos de exames oftalmológicos de rotina existem?

Ao chegar ao consultório oftalmológico o médico terá uma conversa com você para identificar fatores de risco para doenças que acometem os olhos. É importante ter informações sobre histórico de saúde e o familiar. Há doenças com a diabetes e hipertensão que podem afetar os olhos.  O glaucoma é um exemplo de doença hereditária e  se alguém na família sofre com esse mal, é fundamental que o restante da família informe sobre a possibilidade. Depois disso o oftalmologista fará alguns exames que dizem muito sobre a saúde dos seus olhos.

 

Exame de refração

Este é o mais conhecido dos exames na clínica oftalmológica. O paciente é colocado diante de um equipamento que possui diversas lentes dos mais variados graus e é pedido para ler linhas de letras projetadas em uma parede à frente. É através desse exame que o médico descobrirá se é ou não preciso a adoção de lentes corretivas e em qual grau. Para quem já usa óculos, esse exame é extremamente importante já que é comum que o grau mude ao longo dos anos e precise ser alterado. Para esse exame muitas pessoas precisam pingar colírios para dilatar as pupilas.

Teste ortóptico

Esse exame avalia a movimentação dos músculos que movimentam os olhos. Ele é realizado com a mostra de diversos estímulos visuais para que o médico perceba a velocidade e alinhamento dos mesmos durante suas reações. É aqui que problemas como ambliopia ou estrabismo são percebidos.

 Tonometria

A tonometria é a medida da pressão ocular. Esse exame é muito importante e deve ser feito em toda consulta de rotina, pois é um dos parâmetros para determinar se a pessoa pode ter glaucoma ou não. É um exame muito simples e sem qualquer desconforto.

Biomicroscopia

O oftalmologista usa um aparelho chamado lâmpada de fenda, que é um microscópio para examinar os olhos. Através desse aparelho o médico consegue examinar todas as estruturas do olho com a córnea, a íris, o cristalino, o vítreo e até a retina.

Oftalmoscopia

Com um aparelho próprio o médico confere como está o fundo do olho. Com esse exame é possível avaliar tanto a retina, os vasos sanguíneos e o disco óptico. Na oftalmoscopia são avaliadas características que podem identificar glaucoma, hipertensão ou diabetes. O exame normalmente é realizado após o uso de um colírio para dilatação das pupilas.

E se algum problema for identificado?

O exame oftalmológico de rotina é importante para identificar quaisquer problemas antes que eles se tornem sérios. Se diagnosticados precocemente, muitas condições oculares podem ser resolvidas. Quando um dos exames citados acusa alguma alteração, o médico pedirá exames complementares. Mais tarde, poderá iniciar um tratamento, conforme for necessário. Evite sérias complicações futuras, como a cegueira, cuidando dos seus olhos periodicamente!

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular