No cenário cada vez mais tecnológico em que vivemos, as pessoas se habituaram a passar boa parte do seu tempo em frente a
smartphones, computadores e outros dispositivos. Com isso, é normal sentir sintomas que podem indicar o quadro de fadiga ocular.
Quer saber quais são esses sintomas? Neste post, você vai conhecer mais sobre essa condição, pois, falaremos sobre as causas, os sintomas mais comuns e os possíveis tratamentos.
O que é fadiga ocular?
Trata-se de um quadro que se caracteriza pelo cansaço dos olhos quando os mantemos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Geralmente, ocorre após a exposição contínua à luz azul emitida por aparelhos eletrônicos.
Ainda, essa fixação constante faz com que os músculos presentes no interior dos olhos realizem ajustes imperceptíveis e incontroláveis com o objetivo de melhorar o foco, o que é chamado de microflutuações de acomodação visual.
Assim, em razão desse esforço, as estruturas oculares são sobrecarregadas e os olhos perdem a capacidade de focalizar as imagens, causando a fadiga ocular. Essa condição é muito comum e pode acometer pessoas de qualquer idade e gênero.
Quais são os sintomas?
Embora esse cansaço afete os olhos, os sintomas costumam ser percebidos em outras partes do corpo, como, por exemplo:
- dores de cabeça;
- vermelhidão nos olhos;
- irritação e dores nos olhos;
- visão dupla ou embaçada;
- aumento da sensibilidade à luz;
- olhos secos ou lacrimejantes;
- falta de concentração;
- ardor nos globos oculares;
- dores no pescoço, costas ou ombros.
Quais as causas?
A fadiga ocular pode ter como origem dois grupos de situações. Sendo um relacionado a problemas na saúde ocular e outro relativo aos nossos hábitos. No primeiro caso, a causa pode ser os erros refrativos que ainda não foram tratados, tais como, miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Por outro lado, quando associada aos hábitos, a causa do cansaço excessivo dos olhos pode ser o esforço intenso realizado com os olhos ao utilizar videogames, celulares, televisão, tablet ou computadores.
Da mesma forma, os globos oculares se fatigam quando dirigimos demais, somos expostos a ambientes com muita ou pouca luz, pela leitura prolongada ou qualquer outra atividade que exija a fixação dos olhos em um único ponto.
Existe tratamento?
Sim, mas depende da origem do problema. Quando a fadiga ocular é causada em consequência de um erro refrativo, o tratamento consiste no uso de óculos de grau ou de lentes de contato.
Ainda, se o quadro estiver relacionado com os hábitos, a solução está em uma mudança de comportamento, como, por exemplo, manter uma distância acima de 50 cm da tela do dispositivo, fazer pequenas pausas ao utilizar computadores ou celulares por muito tempo, controlar o brilho da tela dos aparelho e mantê-la limpa.
Portanto, a fadiga ocular é uma condição de fácil resolução e dificilmente traz grandes prejuízos à saúde. Porém, para manter-se saudável, considere as recomendações mencionadas no texto.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!