hifema

Hifema: causas e tratamentos

Você já ouviu falar em hifema? Este distúrbio ocular não é lá muito difundido, portanto, é importante o conhecermos. O hifema diz respeito ao acúmulo de sangue dentro da câmara anterior do olho (o espaço entre a córnea e a íris, parte colorida do olho). Esse sangue pode cobrir a maior parte da íris e a pupila. O resultado é uma visão parcial ou completamente bloqueada. Conheça mais sobre o distúrbio, a seguir.

Causas do hifema

A causa do problema, em geral, tem relação com traumas oculares, como impactos nos olhos durante a prática de esportes, ou mesmo em atividades laborais. Em outros casos, pode ocorrer em crianças com anemia falciforme ou hemofilia, por exemplo. Outros fatores de risco para o hifema incluem:
  • vasos sanguíneos anormais na superfície da íris;
  • infecção ocular causada por herpes;
  • problemas de coagulação do sangue, como hemofilia e anemia falciforme;
  • alterações anormais em lentes intra-oculares;
  • câncer no olho.
Caso perceba um desconforto anormal nos olhos, ou sofra um trauma ocular acidental, deve-se buscar a ajuda de um oftalmologista com urgência. Caso contrário, o distúrbio pode ser irreversível, já que o acúmulo de sangue no olho pode gerar o aumento da pressão intra-ocular. Sem tratamento, a pressão no olho gera uma doença crônica: o glaucoma, que necessita de tratamento permanente, ou de cirurgia. Conheça os sintomas do hifema, a seguir.

Sintomas do hifema

Os principais sintomas do hifema incluem:
  • sangue visível na frente do olho, quando grande. Nos hifemas pequenos, o sangue pode não ser visível;
  • sensibilidade à luz;
  • dor no olho atingido;
  • visão embaçada ou bloqueada.

Diagnóstico e tratamento da lesão

Em primeiro lugar, é preciso fazer o diagnóstico do distúrbio. Para isso, o médico analisa o histórico médico completo do paciente, principalmente quando a hifema não foi resultado de um trauma no olho. Além da análise clínica, o oftalmologista pode solicitar alguns exames, como o de pressão ocular, tomografia computadorizada, dentre outros. Com relação ao tratamento, nos casos leves, o hifema pode se curar sozinho em cerca de uma semana. De todo modo, a qualquer sintoma de alteração ocular, deve-se procurar o médico. O profissional irá analisar as opções de tratamento com base no histórico de saúde do paciente, sua idade, grau da lesão, dentre outros fatores. Assim, algumas das opções abaixo podem ser utilizadas para o tratamento, como:
  • colírios para inflamação e dor ocular;
  • repouso;
  • descanso ocular, com a limitação de movimentos dos olhos, inclusive para ler;
  • manter a cabeça elevada ao dormir;
  • observação frequente da pressão ocular.
Quer saber mais sobre hifema? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!