Quando uma pessoa precisa usar óculos dizemos que ela tem um erro refracional. Um dos erros refracionais é a hipermetropia, condição bastante comum e que precisa de acompanhamento ao longo da vida.
O que é uma hipermetropia?
Para que a imagem formada no olho seja perfeita ela tem que se formar bem na retina. A retina é a camada mais interna do olho e a que nos permite enxergar com nitidez. Na hipermetropia as imagens se formam “atrás”da retina e por isso a pessoa a enxerga borrada.
Esse tipo de grau pode acometer crianças já no início da vida e se não for tratada pode causar atraso no desenvolvimento visual e estrabismos.
O sintoma da hipermetropia é uma visão borrada para longe nas crianças e adultos jovens e também para perto nas pessoas com mais de 40 anos.
Por que ocorre?
A hipermetropia ocorre quando o globo ocular é pequeno ou quando a córnea apresenta uma curvatura diferente do normal.
Como tratar a doença?
Para identificar a hipermetropia é necessário fazer um exame oftalmológico de rotina. Todos, inclusive as crianças devem fazer um exame anual para evitar que esse tipo de grau não seja corrigido no momento certo.
As pessoas com hipermetropia podem usar óculos e lentes de contato para corrigir esse grau e ter uma ótima visão. Quando existe dificuldades com uso das lentes ou a pessoa não deseja usar óculos, a cirurgia refrativa pode ser feita para eliminar o problema também.
Você sofre com hipermetropia? Sabe como tratá-la? Entender melhor como funciona a doença pode lhe ajudar a buscar medidas eficazes para resolver o problema. Saiba mais clicando aqui neste post.
Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.