Existe um líquido no interior dos olhos que controla a pressão ocular. Trata-se do humor aquoso. Este texto explica melhor o funcionamento desse líquido, bem como o que pode acontecer caso ele não seja drenado corretamente. Acompanhe, em seguida.
Humor aquoso
O humor aquoso é um líquido incolor, composto por 98% de água e 2% de sais dissolvidos. Suas principais funções são nutrir a córnea e o cristalino, e regular a pressão interna do olho.
Esse líquido fica nas câmaras oculares, entre a cavidade do olho, a córnea e o cristalino. Ele é secretado pelo corpo ciliar e, em seguida, se dirige à câmara atrás do olho e à frente da íris, de onde será excretado em algumas horas.
O corpo produz o humor líquido de forma constante, cerca de 5ml por dia. O excesso é eliminado pelo canal de Schlemm.
É importante destacar que o humor aquoso é diferente do humor vítreo. Este é uma substância gelatinosa e viscosa, formada por fibras e células, localizada entre o cristalino e a retina. Suas funções são manter a estrutura esférica do olho e impedir o deslocamento da retina.
Complicações causadas pelo humor aquoso
A principal complicação que pode ocorrer em relação ao humor aquoso é a falha na drenagem, que ocasiona o aumento da pressão intra-ocular, o que pode causar glaucoma e até mesmo a perda da visão. Além disso, o fluido é necessário para manter a função ótica e o metabolismo nutricional do olho. Por isso, caso haja queda de pressão, pode haver lesão na retina e no nervo ótico, o que também gera cegueira.
Glaucoma
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 1,8 milhão de pessoas no Brasil são acometidas de glaucoma. Mais de 70 mil estão cegos pela doença.
A doença ocorre quando o aumento da pressão intra-ocular prejudica os filamentos que formam o nervo óptico, que é o elemento condutor dos estímulos visuais do cérebro. Com o tempo, o nervo óptico vai se atrofiando e comprometendo a visão de maneira irreversível.
Entre os fatores de risco estão a hipertensão ocular, envelhecimento, histórico familiar, diabetes, bem como doenças cardiovasculares e enxaqueca.
O glaucoma é diagnosticado a partir da medição da pressão intra-ocular, realizada com o tonômetro de Goldmann e com o exame de fundo de olho. O tratamento do glaucoma é feito por meio do uso de colírio, com o objetivo de regular a pressão e frear a perda de visão, uma vez que a doença não tem cura.
Tratamento de complicações relacionadas ao humor aquoso
Normalmente, para tratar a dificuldade de drenar o humor aquoso, é prescrito uso de colírio, seja para reduzir a produção do líquido ou para aumentar a drenagem dele. Além disso, deve ser feita aferição da pressão intra-ocular, sob orientação do oftalmologista.
Ciente dos principais aspectos que envolvem o humor aquoso, não deixe de cuidar da saúde dos olhos como um todo. Assim, faça consultas de rotina ao oftalmologista e, caso ocorra qualquer sinal de alteração, procure ajuda.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!