Mapeamento de retina – Entenda o que é

Durante a realização de uma consulta oftalmológica, o médico pode solicitar a realização de um exame conhecido como mapeamento de retina. Você sabe o que é?

Esse exame é de grande importância, pois com os seus resultados o oftalmologista tem a possibilidade de avaliar com mais detalhes o fundo do olho, obtendo assim informações relevantes a respeito de como está a visão do paciente.

De uma maneira geral, é possível aferir que o mapeamento consiste em um método de diagnóstico que averígua com uma enorme precisão a retina, bem como as estruturas do olho e as suas regiões mais internas. Nesse caso, é importante não confundir com a fundoscopia, que tem por intuito se ocupar observando as partes mais centrais do olho.

O mapeamento da retina, por sua vez, tem o objetivo de fornecer uma observação com mais detalhes do olho, possibilitando com isso avaliar a condição dos vasos sanguíneos, o nervo óptico, entre outros componentes essenciais da visão.

A realização do mapeamento de retina

Esse exame é efetuado por meio de um aparelho conhecido como oftalmoscópio indireto. Diante da utilização de uma lente específica para a realização desse procedimento, uma luz permite que o oftalmologista possa observar com mais nitidez a pupila do paciente.

O mapeamento é de extrema importância, pois ele possibilita permite efetuar com mais avaliar e seguir o surgimento de uma série de transtornos, tais como a hipertensão, diabetes, alguns problemas de caráter neurológicos, hematológicos e também reumáticos.

É importante destacar também que a realização do mapeamento torna possível a identificação de transtornos referentes ao próprio olho, tais como possíveis más formações, tumores, lesões, entre outros.

Para a realização desse exame, é feita antes a dilatação da pupila. Essa dilatação é obtida por meio de um colírio.

Indicações e cuidados

Outro detalhe a ser levado em consideração é que o mapeamento de retina é bastante recomendado para casos de suspeita de retinopatias, algumas doenças sistêmicas, transtornos como baixa visão e danos na retina e no nervo óptico. O mapeamento também é recomendado depois do diagnóstico de alguma dessas doenças citadas, pois ele possibilita um melhor acompanhamento da sua gradual evolução. Além disso, qualquer indivíduo que for se submeter a uma intervenção cirúrgica no olho também deve efetuar o mapeamento antes da realização da cirurgia.

Pessoas já de idade avançada que denotam uma maior dificuldade para enxergar sem nenhum motivo aparente também é recomendado que se submetam a esse exame. Já as pessoas que possuem com miopia também sã aconselhadas a se submeterem ao mapeamento, uma vez que contam com uma maior fragilidade da retina periférica.

A quantidade de vezes que esse mapeamento deve ser realizado pelo paciente depende de alguns fatores, tais como a idade e o histórico de saúde.

Portanto, diante de tamanha importância, o mapeamento de retina é hoje em dia um dos mais importantes exames não apenas para assegurar uma boa visão, mas também, para garantir uma vida saudável.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular