Se você tem astigmatismo, deve ter percebido que, ao sair do exame de vista, você recebeu um receituário com algumas medidas em graus. Essas medidas representam o eixo do seu problema de visão.
Esse eixo é a posição do grau do astigmatismo no seu olho. Assim, esses números que aparecem na sua receita indicam quantos graus da doença você tem.
Essas medidas vão servir para confeccionar as lentes que vão ajudar a corrigir seu problema de visão. Por isso, este artigo ajudara entender melhor a importância desses valores. Confira.
Entendendo o eixo do astigmatismo
Na visão normal, o olho cria um único ponto de foco. Com isso, temos uma visão clara e nítida. No astigmatismo, o olho cria vários pontos de foco, o que causa visão distorcida ou embaçada das coisas.
Isso acontece em função de uma assimetria na córnea, a estrutura responsável pelo foco do olho. Com o problema, são criados os vários focos do astigmatismo.
Os eixos são esses vários pontos de foco. Por isso, é tão importante saber a medida exata do eixo focal na hora de fazer os óculos e lentes de contato.
O grau de astigmatismo dependerá da medida do eixo focal. Ele varia de 0 (zero) a 180 graus. Além disso, quem tem esse problema de vista, pode notar que, na receita, a anotação dos graus consta na coluna do grau cilíndrico. Se na receita, a coluna de grau cilíndrico não estiver preenchida quer dizer que a pessoa não tem o problema.
O grau de astigmatismo é colocado apenas em determinado eixo da lente dos óculos. Diferente da miopia e da hipermetropia, em que o grau é colocado em toda lente.
O que acontece se a medida do eixo estiver errada?
Muitas pessoas questionam sobre as consequências de as medidas do eixo serem registradas erradas no receituário. Nesse caso, o indivíduo pode enxergar as imagens distorcidas ou embaçadas.
A medida do eixo também influencia na variação da espessura das lentes, podendo deixá-las mais espessas ou mais finas. Sendo assim, a espessura da lente dependerá da localização do grau do eixo.
O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Por conseguinte, quando o eixo é entre 70 graus e 110 graus ou bem próximo de 90 graus, as lentes são mais grossas nas laterais externas.
Quanto maior o grau, mais espessas as lentes vão ficar. No entanto, é possível reduzir a espessura da lente dos óculos escolhendo uma com alto índice de refração. Por isso, se você tem mais de dois graus de astigmatismo, opte por lentes de resina, que são mais leves e têm alto índice de refração.
Além disso, não hesite em consultar o oftalmologista se você tem astigmatismo, fez seus óculos e continua sentindo desconforto visual.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!