Melanoma palpebral

Melanoma palpebral: o que é e quais os tratamentos?

Assim como em outras regiões do corpo humano, também é possível o desenvolvimento de tumores nos olhos. Geralmente, são benignos e não oferecem riscos à vida. Contudo, eles também podem ser malignos. O carcinoma basocelular é o mais comum. O melanoma palpebral é o mais raro. Neste texto trataremos do tipo melanoma. Você já sabia que os tumores podem afetar as pálpebras? Por isso, é importante entender mais sobre o assunto e conhecer as alternativas de tratamento.

O que é um melanoma palpebral?

O câncer do tipo melanoma ocorre principalmente na pele, mas também pode acometer a boca, genitais e olhos. Costuma variar de tamanho e de dimensão, porém a principal característica é a sua pigmentação. O melanoma palpebral é o tumor maligno que se manifesta nas pálpebras e pode invadir as estruturas ao redor dos olhos, gerando metástases. É a forma mais grave de manifestação do câncer nessa região e pode levar a óbito.

Quais são as causas?

Os melanomas sempre estão associados às causas relacionadas à exposição aos raios UV. Normalmente, os indivíduos são de pele clara e têm mais de 40 anos de idade. Além disso, hábitos não saudáveis, como má alimentação e tabagismo, podem favorecer o aparecimento do tumor.

Diagnóstico do tumor maligno

Os exames oftalmológicos periódicos contribuem para a obtenção de um diagnóstico precoce das patologias que acometem os olhos e suas estruturas. A melhor forma de diagnosticar o melanoma é a biópsia. Em alguns casos, a ocorrência de um tumor é observada pela incidência de sintomas comuns, tais como, lesão nas pálpebras que crescem progressivamente, perda de cílios, coceira ou sangramento na região, ferida palpebral que não cicatriza e um terçol ou calázio que não melhora.

Como é o tratamento?

O melanoma palpebral é uma doença grave. Entretanto as chances dos portadores sobreviverem são aumentadas se o diagnóstico for precoce e o tratamento realizado imediatamente. Uma lesão pigmentada nas pálpebras ou a progressão de pigmentação em lesão já existente são sinais que precisam ser avaliados por um oftalmologista. O tratamento mais adequado consiste na remoção cirúrgica do tumor. Normalmente, a cirurgia tem como objetivo remover todas as células tumorais. Contudo, em alguns casos, pode ser realizada uma biópsia, retirando-se parte do tumor. O resultado da biópsia informará se o melanoma foi removido de forma integral. Em casos mais graves, pode ser necessária a radioterapia externa. Existem diversas técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas para a reconstrução da pálpebra, após a retirada do tumor. Os resultados dessa reconstrução costumam ser satisfatórios. Assim, caso você perceba o aparecimento ou crescimento de qualquer lesão na região da pálpebra, procure um oftalmologista para que seja avaliada. Lembre-se de que o diagnóstico precoce do melanoma palpebral aumenta as chances de sobrevivência. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!