modo noturno

O modo noturno no meu telefone ou computador traz benefícios?

Com o advento da tecnologia, grande parte do tempo é dedicado ao uso de telefone celular, computador, bem como outros aparelhos eletrônicos. O uso contínuo expõe exaustivamente a visão às luzes emitidas por esses dispositivos. O modo noturno desses aparelhos pode ser um grande aliado na preservação da saúde dos olhos. Você sabia que o seu telefone tem essa opção? Neste texto, trataremos do funcionamento desse modo e como ele pode beneficiar o usuário.

Como funciona o modo noturno?

O modo noturno é um filtro que vem de fábrica, na maioria dos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado. Esse filtro altera o formato de luz emitida por eles, transformando, assim, as luzes azuis em cores quentes. Estas são mais confortáveis para os olhos. Para que entender melhor, uma boa ilustração é a seguinte: as telas dos celulares e computadores são confortáveis de olhar porque foram construídas para emitir luzes similares ao sol. Porém, sabe-se que não se deve ficar olhando para o sol em todo o tempo. O mesmo raciocínio funciona para as telas eletrônicas. Às 9 horas da noite, não se deve estar exposto a essa iluminação.

Cientificamente falando

Caso não esteja convencido, conheça a explicação científica. A maioria dos pixels dos displays dos aparelhos eletrônicos são compostos por três cores básicas: verde, azul e vermelha. Essas cores são absorvidas pelo cérebro de forma diferente. As células fotorreceptoras, que se localizam na retina, captam as diversas tonalidades de luz, absorvem-na e transmitem impulsos nervosos para o cérebro. A absorção da luz azul é realizada pela melanopsina, um fotopigmento das células fotorreceptoras. Nessa etapa está o problema. Quando a melanopsina absorve a luz azul, envia um sinal para o cérebro parar de produzir a melatonina, hormônio com função básica de indução do sono. Isso ocorre porque o corpo entende que estamos acordados durante o dia, recebendo a luz do sol e, portanto, ainda não é hora de dormir. A questão é que, ao escurecer, o relógio biológico entende que o sol já se pôs e começa a preparar o organismo para a hora de dormir. Então, a combinação cama e celular provoca grande confusão no funcionamento do corpo. Isso pelo motivo de o relógio biológico diminuir o ritmo cardíaco e a melanopsina interromper o hormônio do sono. Dessa forma, o filtro de luz dos aparelhos regula a emissão da luz azul, produzindo uma iluminação mais saudável para os olhos.

Como isso pode me trazer benefícios?

Quando o filtro de luz azul é usado, portanto, há diminuição da exposição dos olhos a essa luz. Consequentemente, a melanopsina absorve menor quantidade de luz azul e deixa de enviar mensagens para interromper-se a fabricação do hormônio do sono. Então, o primeiro benefício é permitir que o seu aparelho eletrônico seja usado sem prejudicar o relógio biológico. Outra vantagem é que o aumento da temperatura das cores reduz a fadiga ocular. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular