Prótese ocular: quando é indicada

O que é prótese ocular

A ausência do globo ocular afeta a autoestima, o bem-estar e a sociabilidade, independentemente do que tenha causado a perda. Extremamente importante no processo de reabilitação, a prótese ocular tem a função de melhorar a estética e o convívio social de um indivíduo.  Por isso, é importante que o processo de adaptação prótese da prótese seja feito com qualidade e que ela se assemelhe ao máximo ao olho saudável.

Há inúmeras causas para perda de um olho: tumores, traumas, glaucomas graves, complicações relacionadas a outras doenças, problemas congênitos, entre outros, que ocasionam a perda da visão. Com isso, o globo ocular pode atrofiar e perder a sua função e até precisar ser removido. 

Do que é feita a prótese ocular?

Antigamente as próteses eram confeccionadas com vidro. A Alemanha era um país conhecido por produzir olhos de vidro com qualidade elevada. Hoje em dia o material mais usado é o acrílico e a peça é pintada a mão para que fique com a cor o mais próxima possível do olho do paciente. Detalhes como veias, ranhuras e diferenciações da cor do olho são reproduzidos da forma mais fidedigna possível.

O acrílico é mais durável e sofre menos  com a deterioração causada pelas proteínas existentes na lágrima. As próteses em acrílico podem ser polidas várias vezes e possuem maior durabilidade.

Como é feito o processo?

O oftalmologista fará testes de adaptação à prótese, verificando o modelo ideal, além do tamanho e formato que será utilizado. Em alguns casos, é preciso  antes fazer uma cirurgia para recompor o volume orbitário, para que a prótese se adapte e o olho fique o mais natural possível.

Após o processo inicial, a prótese é feita sob medida para o paciente que passa por um processo de adaptação. Trabalhos de paralelismo, sincronia do olhar e movimentos das pálpebras são realizados para a plena reabilitação.

As próteses têm cerca de três milímetros de espessura e podem ser retiradas facilmente pela pessoa, para que ela faça a devida limpeza. Na maioria das vezes a remoção da prótese só é necessária a cada 15 ou 30 dias. A prótese bem-feita não deve causar dor, apenas um leve incômodo na fase de adaptação. Com o tempo, ela não deve ser mais sentida pelo usuário. O ideal é que o paciente vá duas vezes ao ano ao oftalmologista a fim de verificar como a prótese está alocada e se é necessário realizar alguma mudança na adaptação.

A DUO Oftalmologia executa o processo de adaptação da prótese ocular. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular