A síndrome de sjogren é uma doença pouco conhecida, que se caracteriza por deixar o indivíduo com os olhos e a boca secos.
Isso acontece, porque as glândulas responsáveis pela produção de lágrimas e saliva apresentam uma disfunção em seu funcionamento, ocasionada por um problema no sistema imunológico.
Essa patologia pode afetar homens e mulheres. No entanto, é mais comum se manifestar em pessoas do sexo feminino, entre os 40 e 60 anos. Seus sintomas podem ser extremamente desconfortáveis, principalmente para os olhos, uma vez que afeta a capacidade visual.
Por isso, este artigo trata sobre o que causa a síndrome de sjogren, seus sintomas e como é o tratamento para a doença. Acompanhe.
Causas da síndrome de sjogren
As causas desse problema de saúde ainda são pouco conhecidas. O que a medicina sabe hoje é que se trata de uma doença autoimune. Sendo assim, os próprios glóbulos brancos atacam as células saudáveis das glândulas salivares e lacrimais.
Dessa forma, olhos e boca ficam extremamente secos. No entanto, a doença pode causar problemas nos rins e nos pulmões também.
Há dois tipos de síndrome de sjogren: a primária e a secundária. Na primária, o indivíduo apresenta apenas a doença. Na secundária, pode apresentar doenças reumáticas ou lúpus, além da síndrome.
Sendo assim, muitos médicos alertam que pessoas com lúpus, artrite e outras doenças reumáticas podem apresentar fator de risco para o aparecimento da síndrome.
Como identificar os sintomas
Os dois principais sintomas da doença são boca seca e olhos secos. O desconforto dos sintomas na boca incluem a dificuldade de engolir e falar. No entanto, muitos afirmam que a doença afeta consideravelmente a acuidade visual.
Entre os sintomas oculares que mais incomodam estão:
- secura extrema na vista;
- visão embaçada;
- ardência nos olhos;
- sensação de que tem areia na vista;
- sensibilidade à luz;
- desconforto ao usar lentes de contato;
- blefarite (inflamação nas pálpebras).
Além desses sintomas identificados nos olhos, outros ainda podem se manifestar como, por exemplo, dor e inchaço nas articulações, inchaço nas glândulas salivares, erupções cutâneas, tosse seca e fadiga.
Tratamento
A síndrome de sjogren pode ser diagnosticada por meio de exame de sangue, exames oftalmológicos, exames de imagem das glândulas e biópsia labial.
O diagnóstico positivo para a doença não deve ser encarado como grande problema, uma vez que o tratamento é simples, na maioria dos casos. Ele pode envolver apenas a ingestão abundante de água e medicamentos que ocasionam o aumento da produção lacrimal e salivar.
Poucos são os casos que requerem intervenção cirúrgica. No entanto, a doença pode ter como consequência algumas complicações de saúde, se o tratamento demorar a ser realizado.
Na boca, ela pode provocar cáries e infecção por fungos, pois a saliva é um protetor natural dos dentes e da mucosa bucal. Nos olhos, a síndrome de sjogren pode causar fotofobia, visão turva e úlceras na córnea.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!