olho vermelho

Olho vermelho: saiba quando procurar o oftalmologista

Basta uma breve olhada no espelho para confirmar aquilo que já se esperava: olho vermelho. Esse sintoma surge com mais frequência do que se imagina e pelos mais diversos motivos. Mas, o que fazer quando isso acontecer? Quando procurar um oftalmologista? Neste texto, explicam-se essas e outras dúvidas sobre o assunto. Confira. Considera-se o olho vermelho quando os vasos localizados na esclera (parte branca do olho) se dilatam, trazendo sangue em excesso para a superfície ocular. Normalmente esse sintoma não surge sozinho. É acompanhados de vários outros, de acordo com a causa do problema.

Causas mais comuns de olho vermelho

Conheça três causas mais comuns da ocorrência do olho vermelho, descritas em seguida.

Conjuntivite

Trata-se da inflamação da esclera e do interior das pálpebras. Geralmente a conjuntivite dura até 15 dias e pode ocorrer em um ou nos dois olhos. Os sintomas incluem vermelhidão nos olhos, coceira e lacrimejamento.

Exposição a agentes externos

Diversos fatores como radiação solar, exposição ao cloro, baixa umidade do ar e fumaça podem causar irritação nos olhos. Portanto, é importante estar atento ao que causou os sintomas e evitar ao máximo.

Arranhões na córnea

As principais causas de arranhão na córnea são pequenas partículas que se transportam pelo vento (farpa de galhos de árvore, pelos, fuligem e outros), lentes de contato mal ajustadas e a unha. Além da vermelhidão podem causar dor e visão turva.

Quando procurar um oftalmologista?

Em muitos casos, principalmente se a causa do olho vermelho for um agente externo, pequenos cuidados caseiros resolvem o problema. Em determinadas situações, no entanto, é preciso auxílio de um profissional. Abaixo, listam-se os principais sinais de alerta para procurar um oftalmologista.

Dor

Se o olho vermelho vier acompanhado de dor, pode ser sinal tanto de conjuntivite quanto de uveíte, isto é, inflamação da camada média do olho. Em ambos os casos é preciso tratamento com colírio e antibiótico.

Febre

Outro sintoma que deve ser acompanhado de perto é a febre, pois pode ser sinal de conjuntivite, zika vírus ou alguma infecção no olho. O ideal é procurar ajuda após febre constante por dois ou três dias.

Sensibilidade à luz

A fotofobia, conhecida como sensibilidade à luz, é um dos sintomas da uveíte, de abrasamento da córnea e da conjuntivite. Normalmente está associada à vista embaçada e dor.

Vermelhidão por muitos dias

Ter os olhos vermelhos por muitos dias também pode ser sinal de algo mais grave. Caso o sintoma não desapareça entre três ou quatro dias, é indicado consultar um oftalmologista. É recomendável não demorar muito, pois quanto antes iniciar o tratamento, melhor.

Secreção

A ocorrência de secreção verde, amarela ou marrom é um sinal grave. É imprescindível procurar um médico o mais rápido possível, a fim de detectar a causa do problema.

Erupções cutâneas

As erupções cutâneas, principalmente ao redor dos olhos, também devem ser acompanhadas de perto. Elas podem representar diversas doenças como, por exemplo, a Síndrome de Kawasaki (inflamação nas paredes das artérias em todo o corpo).

Contato com doenças infecciosas

Outro aspecto que deve ser levado em conta na hora de procurar um médico é o contato com pessoas com doenças infecciosas. A conjuntivite, por exemplo, é altamente transmissível, principalmente na temporada de ventos. Pediatras e clínicos gerais podem avaliar e recomendar tratamento para o olho vermelho. Entretanto, é o oftalmologista que tem as ferramentas e o conhecimento apropriado para um diagnóstico mais completo e efetivo. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!