pintas nos olhos

O que podem ser as pintas nos olhos?

Não é incomum notarmos que algumas pessoas tem pintas nos olhos. Algumas dessas pessoas ficam preocupadas se as pintas podem trazer algum problema e se precisam ser removidas. Neste post vamos esclarecer essas dúvidas.

O que são as pintas nos olhos?

As pintas nos olhos aparecem na conjuntiva que é a mucosa que recobre a parte branca dos olhos. Assim como a pele a conjuntiva tem células com melanina. São essas células, os melanócitos, que se unem e formas as pintas, que os médicos chamam de “nevos”.

Na grande maioria das vezes aparecem ao nascimento ou na infância e não representam risco por se tratar de uma condição benigna. Quando aparece na vida adulta, maior atenção precisa ser data pois existem tumores malignos que se parecem com uma pinta.

Quais são os sintomas?

As pintas nos olhos são notadas pelo paciente e familiares, e não apresentam sintomas, embora possam crescer com o passar dos anos. As manchas podem se inflamar e provocar incômodo, assim como deixar os olhos mais avermelhados.

Vale ressaltar que as crianças que possuem algum tipo de alergia nos olhos são mais propensas a terem coceira com a presença das pintas.

Como é feito o tratamento?

É necessário consultar o oftalmologista que irá acompanhar as características da pinta. Se todos os sinais forem benignos o médico irá pedir um acompanhamento semestral ou anual. Se houver crescimento ou mudança do padrão de cor o oftalmologista precisa ser avisado.

Existem raros casos em que o “nevo” se transforma em uma lesão maligna chamada melanoma. Essa doença é muito grave por se trata de um tumor agressivo e que pode gerar metástases para outros orgãos. Dessa forma, toda lesão nova ou que está diferente precisa ser examinada. Na dúvida a lesão precisa ser removida com cirurgia para que se possa fazer a biopsia.

O procedimento cirúrgico para retirada da pinta é indicado em casos de crescimento ou de aparência estética ruim ou quando há suspeita de um tumor maligno.

Não existe, portanto, nenhum tipo de colírio ou solução oftalmológica que possa remover essas lesôes, somente mesmo a cirurgia

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!