oculoplástica

Plástica Ocular: o que é?

A Plástica Ocular é a subespecialidade da Oftalmologia que cuida das pálpebras, das vias lacrimais e da órbita.

Para se tornar um cirurgião em plástica ocular, depois da residência de três anos, o oftalmologista faz a sua formação por um a dois anos em um serviço especializado com treinamento intensivo em cirurgia e focado em estudar de forma detalhada todos os anexos oculares.

O cirurgião da plástica ocular é o melhor profissional para avaliar as alterações estéticas e funcionais das pálpebras, das vias lacrimais e da órbita. Todas essas estruturas, que estão em torno dos globos oculares, são essenciais para uma boa visão.

Dentro da especialidade da plástica ocular, várias cirurgias e tratamentos são realizados sobre as pálpebras como a correção da queda palpebral (ptose), reconstrução das pálpebras em casos de traumas e tumores malignos, cirurgias orbitárias para reabilitação de pessoas que perderam o globo ocular (cavidade anoftálmica) e cirurgias de desobstrução dos canais lacrimais (lacrimejamento).

A cirurgia estética também é um grande foco do especialista em plástica ocular que é treinado para corrigir o excesso de pele e bolsas das pálpebras (blefaroplastia) com o intuito de harmonizar o olhar e a face. Os tratamentos cirúrgicos sobre as pálpebras podem ainda ser complementados com o uso de preenchedores e toxina para fornecer o melhor resultado com as técnicas atuais.

Dessa forma, assim como o exame oftalmológico deve ser realizado de rotina, qualquer alteração identificada nas pálpebras ou nas estruturas ao redor dos olhos deve ser avaliada pelo especialista em plástica ocular.

 

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular

2 comments

Claudete Ayres de Campos

Tenho as palpebras caidas e gostaria de saber se existe um tratamento que eu possa fazer para corrigir .

DUO Oftalmologia e Plástica Ocular

Boa noite Claudete! Sim, existem tratamentos que podem ser realizados, mas primeiro precisamos identificar a causa da queda das pálpebras para determinar a melhor conduta para você. Agende uma consulta para conversamos. Estamos à disposição. Dr. Rodrigo Almeida.