plástica ocular

Quando a plástica ocular é indicada?

A plástica ocular é a subespecialidade da oftalmologia responsável por tratar  a região periocular. O especialista nesta área trata dos problemas das pálpebras, dos cílios, das sobrancelhas, do canal lacrimal e da órbita. Esse trabalho incluiu também tratamentos para um aprimoramento estético da região para corrigir imperfeições.

Tipos de cirurgia plástica ocular

A plástica ocular é dividida entre as cirurgias reconstrutiva ou reparadora, cirurgias palpebrais, cirurgia da superfície ocular, cirurgia das vias lacrimais e cirurgia orbitárias.

Plástica ocular restauradora

A cirurgia reparadora é realizada após acidentes, traumas e queimaduras que podem interferir na função das pálpebras, da superfície ocular e dos canais lacrimais. Quando as pálpebras apresentam tumores o cirurgião especialista em plástica ocular irá retirar o tumor e reconstruir as pálpebras para manter a sua função e a sua aparência.

Cirurgias Palpebrais

As pálpebras tem a importante função de proteger os olhos e promover a sua lubrificação. Existem vários problemas que podem afetar a posição das pálpebras e trazer problemas para a visão e para o conforto. Dentre esse problemas estão a ptose (queda da pálpebra), o entrópio (inversão da pálpebra), o ectrópio (eversão da pálpebra) e problemas com os cílios. O cirurgião plástico ocular corrige esses problemas através de cirurgias planejadas.

Cirurgias palpebrais estéticas

Quando as pálpebras apresentam excessos de pele e de gordura a blefaroplastia pode ser realizada para melhora da aparência. O oftalmologista especializado em plástica ocular é o profissional mais recomendado para realizar esse procedimento devido à elevada experiência e grande conhecimento da anatomia dessa região.

Cirurgias na superfície ocular

A superfície ocular é recoberta por uma mucosa chamada conjuntiva. A conjuntiva pode apresentar tumores malignos que precisam de remoção cirúrgica para evitar a perda do globo ocular. O pterígio também aparece na conjuntiva em pessoas que ficam muito expostas ao sol. O pterígio pode trazer muitos sintomas e até atrapalhar a visão. O cirurgião em plástica ocular utiliza técnicas refinadas para sua remoção.

Cirurgias dos canais lacrimais

Quando há algum tipo de obstrução das vias lacrimais, as lágrimas não tem como serem drenadas e a pessoa apresenta lacrimejamento muito frequente ou constante. Esse sintoma além de desagradável e atrapalhar a vida social também prejudica a visão. Após avaliação e exames sobre o canal lacrimal o especialista em plástica ocular é capaz de definir o local da obstrução e indicar o melhor tratamento cirúrgico.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular