A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras. Ela é indicada a quem tem as pálpebras caídas e/ou flácidas ou quem quer se sentir rejuvenescido, inclusive com a correção das bolsas sob os olhos.
Como toda cirurgia, a blefaroplastia requer alguns cuidados antes e depois da operação, que dependem não só da equipe médica, mas também do próprio paciente. Se você está planejando passar pelo procedimento, fique atento!
O que você deve e não deve fazer no pós-operatório
- Evite a exposição ao sol
A exposição solar pode causar manchas. Evite-a por, pelo menos, 14 dias. A primeira semana não se exponha ao sol de forma alguma. Depois desse período, quando tiver que sair de casa, use protetor solar no rosto. É provável que você se sinta mais sensível à luz e ao vento. Por isso o uso dos óculos escuros é bastante útil e recomendado.
- Não use lentes de contato
Se você faz uso de lentes de contato, pode ser difícil usá-las por cerca de duas semanas. Prepare-se para isso com antecedência.
- Faça compressas
Compressas frias são uma ótima opção para reduzir o inchaço, e deve ser feita por até uma semana. É recomendável que essas compressas sejam feitas com soro fisiológico, para limpar a região ao mesmo tempo.
- Durma com a cabeça elevada
A cabeça deve permanecer elevada nos primeiros dois dias após a cirurgia. Você pode dormir com a dormir de barriga para cima o virado de lado, com dois ou mais travesseiros sob o pescoço e tronco.
- Cuide do repouso e da alimentação
É provável que você possa retornar às atividades normais logo, por volta de 8 dias após o procedimento. Ainda assim, devem-se evitar esforços físicos e as indicações alimentares do médico devem ser seguidas. Nos primeiros dias, evite alimentos muito quentes; em seguida, foque em vitaminas e proteínas que favorecem a cicatrização.
- Não traumatize a área
Evite ao máximo coçar ou mexer nos olhos de qualquer maneira, para evitar traumas na região. Não é permitido, também, usar maquiagem.
- Siga estritamente as orientações médicas
Você será medicado com colírios anti-inflamatórios e lubrificantes durante o pós-operatório para seu conforto. Siga rigorosamente as prescrições. Não deixe de retornar ao médico para retirada dos pontos e demais consultas nas datas indicadas. É a única maneira de o profissional avaliar o resultado da operação.
A blefaroplastia não é uma cirurgia complicada e tem altas taxas de sucesso. Se você, como paciente, fizer a sua parte antes e depois do procedimento, os riscos serão mínimos e os resultados satisfatórios. Caso tenha mais dúvidas, não deixe de perguntar ao seu médico. Boa cirurgia e boa recuperação!
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!