Pressão ocular alta: o que é e como tratar?

Você já ouviu falar em pressão ocular alta? É importante não confundir essa condição com a hipertensão arterial! Um problema não tem relação com o outro, embora ambos ameacem a saúde e o bem-estar. Além disso, um mesmo paciente pode apresentar as duas formas de hipertensão.

Menos conhecida do que a hipertensão arterial, a pressão alta no olho é uma verdadeira inimiga da visão. Muitas vezes, ela age silenciosamente e gera consequências graves. A boa notícia é que é possível diagnosticá-la precocemente e controlá-la. Quer descobrir como? Confira as informações a seguir!

Afinal de contas, o que é pressão ocular alta?

A pressão alta ocular é caracterizada pela medida de pressão nos olhos acima de 20 mmHg. Alguns oftalmologistas ligam o sinal de alerta para o problema quando a pressão ocular mede a partir de 18 mmHg. Em casos graves, a pressão pode exceder 70 mmHg, um valor completamente anormal.

Se não for diagnosticada e tratada quando surgem os sintomas, a hipertensão ocular pode causar glaucoma, provocar a diminuição gradual da visão e até mesmo a cegueira completa. Isso ocorre por conta da morte de células importantes do nervo ótico.

Como a pressão do olho sobe?

No interior dos olhos, mais precisamente entre o cristalino e a córnea, há uma câmara que recebe o nome de câmara anterior. Dentro dela, circula o chamado humor aquoso, um líquido responsável por transportar anticorpos, nutrientes e substâncias essenciais para a visão.

Quando a câmara anterior fica muito cheia, o humor aquoso se torna impedido de sair, o que aumenta a pressão na câmara. Tal pressão chega ao nervo ótico, fazendo com que ele perca fibras e sofra alterações na circulação sanguínea ocular, o que gera prejuízos para a visão periférica.

Quais os sintomas da doença?

O aumento de pressão nos olhos não causa sintomas e esse é o grande problema, pois não há nenhum sinal que chame a atenção do paciente. Por isso é fundamental o exame oftalmológico de rotina para identificar a hipertensão principalmente a partir dos 40 anos.

Raramente quando  a pressãoo ocular ultrapassa a medida de 40 é que podem ocorrer vermelhidão e dor.

Como tratar a hipertensão ocular?

O tratamento da pressão ocular alta inclui o monitoramento clínico e o uso de medicamentos e colírios para o controle da hipertensão. Quanto antes o tratamento é iniciado, menores são os riscos de danos permanentes ao nervo ótico e de perda de visão.

Quando os colírios não são suficientes para manter o controle da pressão a cirurgia pode ser indicada.

Quer saber mais sobre pressão ocular alta?  Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!