Problemas de visão, infância

Problemas de visão mais comuns na infância

Os problemas de visão atingem muitas pessoas, mas há problemas que são peculiares da infância. Vale a pena ressaltar que a visão é um dos sentidos mais importantes para a criança se desenvolver, pois ela aprende muito com as pessoas ao redor ao observar seus gestos e comportamentos.

Distúrbios visuais em crianças

O primeiro exame de vista realizado é o chamado de teste do reflexo vermelho, popularmente conhecido como teste do olhinho, que deve ser feito no máximo até o primeiro ano de vida do bebê. Seja qual for o distúrbio visual, na maioria das vezes se torna muito difícil de ser percebido, pelo simples fato das crianças não saberem como expressá-los. Dessa forma, devemos ficar bem atentos na forma como elas estão agindo para, assim, conseguirmos perceber se algo estiver errado. Abaixo, veja quais são os principais problemas de visão que normalmente surgem na infância, desde o nosso nascimento:

Miopia

A miopia afeta a visão de longe, pois o globo ocular é mais alongado e faz com que a imagem dos objetos seja gerada antes da retina, provocando a dificuldade na visão a longa distância.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, essa patologia causa problema na visão de perto, ocasionando uma visão turva da imagem dos objetos próximos. A criança, ao forçar demais a vista, acaba tendo alguns problemas como dor de cabeça e dor nos olhos, além de piscar dos olhos com uma frequência maior. As crianças que possuem hipermetropia, normalmente apresentam dificuldades na escola.

Astigmatismo

O astigmatismo é um mal que atinge a córnea dos olhos, que de alguma forma se estende. Esse problema proporciona um erro refrativo, ou seja, deturpa a luz que entra nos olhos, gerando muitos pontos de foco, quando o normal seria apenas um ponto de foco na retina dos olhos. Recém-nascidos e crianças que possuem essa disfunção têm dificuldade na visão de perto e também na visão de longe. Ainda, geralmente apresentam dificuldade de relacionamento com outras crianças, além de possuírem uma sensibilidade bem maior à luz. Quando o oftalmologista identifica o problema através do exame de vista, ele recomenda o uso de óculos de grau. Assim, o problema é resolvido com facilidade.

Estrabismo

O estrabismo causa um desalinhamento dos olhos, ou seja, é quando um ou ambos os olhos se encontram desviados. Esse problema pode afetar a vista de duas maneiras: para fora (exotropia) ou para dentro (esotropia). Até os seis meses de vida, esse desalinhamento pode surgir, mas é considerado normal pois costuma desaparecer.

Ambliopia

A ambliopia (olho preguiçoso) ocorre quando um dos olhos tem um desenvolvimento irregular e interfere muito pouco na visão da criança. De forma geral, o oftalmologista indica a fisioterapia ocular a fim de estimular o olho preguiçoso e, quando julga necessário, indica também o uso de óculos.

Conjuntivite alérgica ou alergia

Os muitos tipos de alergias são doenças bastante comuns na infância e, geralmente, são causadas por pêlos de animais domésticos, poeira, mofo, perfumes com cheiros fortes e mudanças do clima. Entretanto, essas alergias também podem estar associadas a outras doenças como a rinite, asma e dermatite. Alguns sintomas bastante comuns desses problemas de visão são vermelhidão nos olhos, coceira, lacrimejamento de forma excessiva e sensibilidade a luz. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular