A prótese ocular é utilizada para reabilitar aquela pessoa que, infelizmente, perdeu o globo ocular por um acidente ou uma doença. Quando isso ocorre, a órbita, que é a cavidade que contém o olho, fica vazia causando deformidade para a face. A prótese é adaptada nesses casos restaurando a autoestima e a convivência social.
Prótese ocular: um pouco de história
A prótese ocular é uma das mais antigas formas de reabilitação facial. Os egípcios foram os primeiros a usar uma prótese ocular no ser humano, depois de as ter experimentado em estátuas e múmias.
A ideia da colocação de um olho em estátuas tem como relato mais antigo na China de 2000 a.C., onde as estátuas criadas pelos seus artistas tinham jades no local do globo ocular, assim como os gregos e romanos que usavam pedras preciosas e ouro para fazer os olhos artificiais em suas criações.
Elas começaram a ser comercializadas para uso em pessoas em 1578, sendo industrializada em Veneza, França e Alemanha, para ganhar o mundo em seguida. Fabricadas com vidro, as próteses oculares tiveram seu material substituído por resina acrílica, a mesma usada para prótese dental.
A importância da prótese ocular
É importante destacar que a colocação de uma prótese ocular é um instrumento de reabilitação. Sua função é muito mais ampla do que meramente estética e permite trazer ao individuo a autoestima perdida e a ressocialização. Mais do que ações cotidianas, a ausência de um olho afeta diretamente na psique do paciente, que tende a se depreciar e a se isolar pela sua condição física.
Um olho pode ser perdido de forma traumática, através de acidentes, mas também devido a problemas congênitos ou complicações decorrentes de doenças graves na região. Sem o globo ocular, a área começa a apresentar atrofia, fazendo com que a pálpebra se volte para dentro e o olho fique permanentemente fechado.
É muito importante que o especialista em plástica ocular seja consultado antes e durante a adaptação da prótese. Será o médico que irá determinar se há necessidade de alguma cirurgia antes da adaptação e se a prótese adequada está adequada. Prótese mal adaptadas podem trazer muitos riscos para a cavidade anoftálmica ao longo do tempo.
Como é feita a prótese
As próteses devem ser confeccionadas de forma individualizada para cada pessoa através da moldagem da cavidade. Elas são produzidas em acrílico e os detalhes do olho como cor, íris e pequenos vasos são desenhados dando a sensação de profundidade de um olho normal.
Como é o uso da prótese?
Não há dor ou desconforto no uso de próteses oculares, desde que sejam feitas de forma personalizada e se encaixem adequadamente. Apenas no início o paciente pode apresentar algum incômodo, mas se trata da fase natural de adaptação.
Por fim, é importante lembrar que a prótese não precisa ser manipulada diariamente e se a adaptação for adequada, ela pode ser removida apenas uma vez por mês.
O médico precisa avaliar a cavidade e a prótese no minimo uma vez por ano para evitar complicações e determinar o momento ideal para a troca da prótese.Uma prótese bem cuidada pode durar muitos anos.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!