Qual a diferença entre catarata e pterígio?

Por desconhecimento, muitas pessoas confundem a catarata com pterígio, mas além de serem doenças oftalmológicas elas não têm mais nada em comum. O pterígio é uma doença externa e mais comum em climas tropicais, que é aparente a olho nu por formar uma espécie de “carninha” no canto de um ou dos dois olhos. Já a catarata atinge o cristalino, a lente que fica na parte interna do olho, que de transparente passa a opaca e promove a perda gradual da visão. Enquanto o primeiro traz desconforto, o segundo causa a cegueira se não for tratado. De causas e tratamentos diferentes, as doenças precisam ser conhecidas pelo público, assim como suas causas, tratamentos e formas de prevenção.

O que é o pterígio?

O pterígio se caracteriza pelo crescimento e espessamento da conjuntiva, no formato triangular, sendo composto por tecido fibroso e vasos sanguíneos. Pode causar sintomas como ardor, sensação de areia nos olhos, prurido e também vermelhidão. Quando cresce muito sobre a córnea pode causar o astigmatismo e alterar muito a visão.

A causa do aparecimento do pterígio é a exposição frequente e exagerada ao sol e sem proteção. Muitas vezes, o indivíduo usa óculos escuros, mas são falsificados e sem qualidade, o que pode prejudicar ainda mais a visão e ampliar a incidência dos raios solares. A exposição contínua ao vento e a poluição também são fatores recorrentes.

Quem tem pterígio deve ser acompanhado por um oftalmologista e se os sintomas forem muito importantes ou o mesmo prejudicar a visão pode ser removido através de uma cirurgia. Saiba mais sobre isso neste post: https://webapp374860.ip-104-237-139-115.cloudezapp.io/pterigio

E quanto à catarata?

A catarata pode se desenvolver por muitos anos sem apresentar sintomas e evoluiu com a idade. Responsável por 47,8% da cegueira no mundo, ela atinge quase metade das pessoas com mais de 65 anos.

A catarata pode ser congênita, situação na qual o bebê já nasce com a doença e apresenta os sintomas logo nos primeiros meses de vida. Na forma adquirida, que é mais comum, a doença pode surgir devido ao envelhecimento, à diabetes, ao excesso de medicamentos ou por traumas na região.

Quando ela é detectada, seu tratamento será de acordo com o nível de evolução da doença. Se a opacidade do cristalino for inicial não há necessidade de cirurgia. Quando a opacidade é muito importante indica-se a cirurgia para remoção da lene com a catarata e implante de uma lente artificial.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!