Quando é indicado o uso de lentes de contato?

Embora sejam consideradas uma das melhores alternativas para a correção dos erros de refração, as lentes de contato se tornaram um acessório de moda, sendo utilizado até por quem não apresenta nenhuma doença ocular. Ainda, neste post, você conhecerá as principais indicações de uso dessas lentes. Então, se você tem interesse no tema, não deixe de ler este texto.

Lentes de contato: quando utilizá-las?

Antes de planejar a utilização das lentes de contato, você precisa procurar um oftalmologista. Assim, além de saber se há a recomendação para uso, será possível conhecer o tipo mais adequado para você. Ainda, exceção ao uso estético, esses acessórios são comumente indicados para o tratamento de problemas visuais. A seguir, listamos as principais situações clínicas que recomendam a utilização das lentes de contato.

Miopia

Trata-se de uma doença ocular caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos à distância. Nesses casos, os óculos de grau costumam ser o recurso mais indicado. No entanto, as lentes também são eficientes no tratamento desta condição. Contudo, elas precisam ser prescritas pelo oftalmologista, pois não é qualquer tipo que corrige a miopia. Para que a luz seja melhor direcionada para a retina, as lentes precisam ser mais finas no centro do que nas bordas.

Hipermetropia

Diferente da miopia, a hipermetropia é uma condição que se caracteriza pela dificuldade em enxergar objetos que estão próximos. Nesses casos, a lente de contato mais indicada é aquela que é mais fina nas bordas e mais espessa no centro.

Astigmatismo

Outro erro de refração muito comum é o astigmatismo, que se caracteriza pela visão embaçada, principalmente nas bordas. O problema ocorre em decorrência de uma alteração na córnea, fazendo com que a retina receba uma imagem desfocada. Ainda, historicamente, o tratamento do astigmatismo era exclusivamente com o uso de óculos com lentes específicas para essa condição. Porém, com o avanço tecnológico, surgiram lentes de contato com formato cilíndrico (lentes tóricas), voltadas para o tratamento desta doença ocular.

Presbiopia

A presbiopia, um problema popularmente conhecido como “vista cansada”, também pode ser tratada com lentes de contato. Porém, é necessário realizar algumas adaptações, como, por exemplo:
  • continuar utilizando óculos para enxergar objetos próximos e as lentes para objetos distantes;
  • utilizar lentes bifocais, sendo de difícil adaptação;
  • usar uma lente para longe em um olho e uma bifocal no outro.

Cuidados ao usar lentes para fins estéticos

Além do uso terapêutico das lentes de contato, há também a possibilidade de utilizá-las apenas para fins estéticos. As lentes coloridas promovem a alteração na coloração dos olhos, sendo considerado um acessório de moda. No entanto, mesmo nesses casos, é necessário buscar a opinião de um oftalmologista, pois cada íris possui padrões, formas e manchas diferentes. Os tipos de lentes de uso estético mais comuns são as opacas e as de realce. Ademais, independente da indicação de uso desses acessórios, você precisa tomar todos os cuidados necessários ao colocá-los e retirá-los, principalmente no que diz respeito à higiene das mãos e das próprias lentes. Por fim, para quem não deseja utilizar nem as lentes de contato e nem os óculos de grau, a cirurgia refrativa é uma alternativa viável para o tratamento dos principais tipos de erros de refração. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular