5 sinais que você pode estar com queda da pálpebra

A queda da pálpebra, conhecida também como ptose palpebral, acontece quando a pálpebra encontra-se caída, cobrindo o olho mais do que o habitual. Muito mais do que um problema estético, a pálpebra caída pode prejudicar a visão, pois ela compromete o campo visual superior e pode causar, também, a ambliopia, que é a diminuição da acuidade visual. Além disso, ao tentar enxergar, o paciente pode forçar a  testa com o objetivo de levantar a pálpebra, causando dores de cabeça.

Sinais da pálpebra caída

Em muitos casos, a ptose palpebral pode ser assintomática e pouco perceptível. Porém, alguns sinais podem indicar que a pálpebra está caída. Por isso, marque uma consulta com um oftalmologista  se você:

1. sente peso sobre os olhos;
  2. tem dificuldade visual;
  3. percebe que está posicionando a cabeça para trás;
  4. franze a testa para poder melhorar o campo de visão;
  5. tem ambliopia.

Uma forma de verificar se a pálpebra está caída é fazendo uma análise comparativa com uma foto atual e uma antiga, de dez anos atrás.

A pálpebra caída pode ser ocasionada por fatores:

Congênito

Mais comum de se encontrar, a ptose palpebral congênita, pode ser neuropática ou ter sua origem na falta de desenvolvimento do músculo elevador e seu tendão. Quando congênita, a ptose pode estar ou não relacionada a outros problemas como anormalidades, catarata e epicanto. O grau de severidade pode variar de discreto até a casos mais graves, em que o paciente sofre de ambliopia, nesse caso, é recomendável a cirurgia corretiva.

Adquirido

A causa mais frequente da pálpebra caída em adultos é a separação ou o alongamento do tendão do músculo. A queda da pálpebra pode ser resultado de doenças neurológicas e musculares, envelhecimento, lesão, tumores, enxaquecas, trauma ocular e intervenção cirúrgica são alguns fatores que podem ocasionar a queda da pálpebra. O hábito de coçar muito os olhos e de fazer uso prolongado de lentes de contato também estão associados à ptose.

Diagnóstico e tratameto

O diagnóstico é feito por um oftalmologista. Durante o exame clínico, as pálpebras serão averiguadas e o seu tamanho será medido. Além disso, a força dos músculos da pálpebra também deve ser verificado. De acordo com os sinais indicados pelo paciente, é possível que o médico solicite também exames de imagem a fim de identificar outros problemas que possam estar relacionados. É importante que o paciente relate ao médico quando notou a pálpebra caída, assim como a evolução do caimento e se sintomas são sentidos.

A cirurgia é o tratamento indicado para ptose palpebral, que pode ser realizada não só em casos em que a visão do paciente está comprometida, mas também com fins estéticos. Na maioria dos casos, o procedimento consiste na elevação da pálpebra por meio de um encurtamento dos músculos.

A queda da pálpebra é muito mais do que um incômodo estético. Ela pode ser um indício de que algo mais sério está acontecendo em seu organismo. Além disso ela pode causar dores e, em casos mais graves, a perda da acuidade visual. Buscar ajuda médica é importante não só para o tratamento, mas também para a averiguação do que pode estar causado a pálpebra caída.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!