Remoção do globo ocular: como é o pós-operatório?

Os olhos exercem grande influência no aspecto estético da face e também desempenham papel importante na qualidade de vida das pessoas. Contudo, em razão de doenças oculares graves, pode ser necessária a remoção do globo ocular. Você já ouviu falar nesse procedimento? Sabe como ele é realizado? Conhece os cuidados do pós-operatório? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, responderemos a todas essas dúvidas.

O que é a enucleação?

Trata-se de uma técnica cirúrgica que consiste na total remoção do globo ocular, sendo o último recurso de tratamento em situações onde a doença não pode ser adequadamente administrada de outra forma. Ainda, a enucleação resulta em um impacto estético elevado. Por isso, só é recomendada quando existe um risco de saúde que comprometa a qualidade de vida do paciente. Geralmente, essas situações são:
  • tumores malignos intra oculares, como o retinoblastoma e os melanomas oculares;
  • oftalmia simpática, um tipo de inflamação que acomete os olhos após um trauma;
  • dor não controlável em um olho cego;
  • trauma ocular irrecuperável.

O que é a evisceração?

A evisceração também é uma técnica que promove a remoção do globo ocular, mas que preserva as camadas externas do olho com o objetivo de possibilitar a aplicação posterior de uma prótese que atenda as necessidades do paciente. Da mesma forma que a enucleação, a evisceração só é recomendada quando a manutenção do olho cego causa grande impacto negativo na vida do paciente. Na maioria dos casos, essa necessidade ocorre em função das seguintes situações:
  • perda irreversível da visão em decorrência de quadro grave de glaucoma;
  • impossibilidade de reconstrução do globo ocular;
  • comprometimento estético do olho em função de uma doença;
  • olhos cegos que causam dor e desconforto.

Como o procedimento é realizado?

Em ambas as técnicas, o paciente recebe anestesia geral e não sente nenhum tipo de dor durante a remoção do globo ocular. Na enucleação, o cirurgião disseca os tecidos orbitais e o nervo óptico é cortado na parte anterior do olho. Ademais, na evisceração, realiza-se uma incisão ao redor da córnea e todo o conteúdo do olho é retirado através de curetagem. O aspecto estético causado pelas duas cirurgias é semelhante. Além disso, nos dois casos, o implante de uma prótese ocular com aspecto de olho é adaptado na cavidade, repondo o volume do olho removido. Essa colocação costuma ocorrer em até 60 dias após a cirurgia.

Como é o pós-operatório?

A remoção do globo ocular é uma cirurgia agressiva, o que exige total dedicação do paciente em seguir as orientações médicas para o pós-operatório. Entre os principais cuidados que precisam ser tomados nesse período, estão:
  • retomada das atividades rotineiras apenas depois dos primeiros 30 dias;
  • repouso absoluto na primeira semana;
  • evitar o contato na região operada, principalmente se estiver coçando;
  • redobrar os cuidados de higiene para evitar infecções;
  • não praticar atividade física nos primeiros três meses.
  • procurar o médico em casos de sangramento, inflamação ou qualquer outra situação desconfortável.
Além dessas orientações, o paciente pode precisar de acompanhamento psicológico. Isso porque a cirurgia traz grande impacto estético, o que pode afetar sua saúde mental e provocar transtornos emocionais. Enfim, a remoção do globo ocular é a última alternativa de tratamento. Quando necessária, o mais importante é seguir todas as recomendações do pós-operatório. Assim, você evita situações que tragam prejuízos ainda maiores. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!