Remoção do globo ocular: quando é indicada?

Considerado um dos elementos mais complexos do corpo humano, o globo ocular fica localizado nas cavidades orbitárias e é protegido pelas pálpebras. Essa região possui músculos que realizam todos os movimentos oculares, além de camadas concêntricas que trabalham para o bom funcionamento da visão e proteção dos olhos. Por se tratar de uma estrutura delicada e sensível, muitas lesões causadas na região podem levar à remoção do globo ocular.

Muitos são os fatores que podem causar a necessidade de remoção do globo ocular, como acidentes domésticos, acidentes de trabalho, doenças ou cirurgias que podem ter comprometido essa área do nosso corpo. É preciso ressaltar que esse tipo de procedimento é realizado somente em casos em que realmente não há outra solução.

Quando a remoção é recomendada?

O processo de remoção do globo ocular inteiro é chamado de enucleação. Esse procedimento é recomendado principalmente para tratar grandes lesões que não permitem a reconstrução do globo ocular, não deixando escolha além da retirada completa do orgão.

Outra situação que requer a realização dessa cirurgia está ligada à perda completa da visão e acompanhada por dores fortes nos olhos. Para acabar com esse problema, a enucleação é realizada, causando o fim das dores na região.

Existem também os casos de tumores oculares que acabam se desenvolvendo no interior do olho humano e não permitem nenhum tipo de tratamento com medicamentos, terapias ou cirurgia. Essa situação pode colocar a vida do paciente em risco, por isso, na maioria dos casos, a recomendação dos especialistas é a total retirada do globo ocular.

A remoção também pode ser feita por questões estéticas. Em alguns casos, o paciente perde a visão e sofre com a aparência comprometida da região ocular. A enucleação é realizada para corrigir ou amenizar esse problema.

Tratamento e opções

O procedimento de retirada do globo ocular consiste basicamente na total remoção do olho comprometido. Nesse processo, todos os músculos que trabalham na movimentação dos olhos são preservados.

Após essa cirurgia, é muito comum que o paciente preencha o local que ficou vazio após a retirada do olho com um tipo de implante na região. Esse implante ajuda na melhora da estética do paciente após o procedimento.

O implante, é colocado de forma a permitir a movimentação na região, preservando alguns movimentos oculares para que atue de forma mais natural.

O processo de cicatrização após a remoção do globo ocular demora, em média, trinta dias. Depois desse período, o paciente segue para a adaptação da prótese ocular. É importante que o pós-operatório seja realizado com muito cuidado e paciência para que não haja nenhum tipo de contaminação ou infecção na área.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular