retinopatia da prematuridade

Retinopatia da prematuridade: conheça as principais causas

Você já ouviu falar na retinopatia da prematuridade? As vítimas desta doença ocular são os bebês nascidos prematuramente. A principal característica do distúrbio é uma alteração grave na retina da criança. Saiba mais sobre a doença, a seguir.

O que é retinopatia prematura?

Para melhor entendimento sobre a retina, entenda que essa é a parte do olho responsável pela detecção da luz e envio de sinais ao cérebro, para que a pessoa consiga ver. Assim, quando o bebê tem a doença, existe a presença de vasos sanguíneos anormais na retina, que causam sérios problemas de visão na criança ou na sua fase adulta. Esses vasos sanguíneos podem se romper e sangrar, gerando uma cicatriz e até mesmo o descolamento da retina. O mais interessante da retinopatia prematura é que ela pode se curar sozinha, concomitantemente ao desenvolvimento da criança. Por outro lado, pode haver grave prejuízo à visão, até mesmo a cegueira. Entenda as principais causas da retinopatia prematura, a seguir.

O que causa a retinopatia prematura?

O que se sabe até o momento é que os vasos sanguíneos da retina se desenvolvem antes mesmo do nascimento, estando totalmente desenvolvidos no parto, cuja gestação foi normal. Nos prematuros, diferentes aspectos podem favorecer o surgimento do distúrbio. Influências externas, medicamentos, alterações na temperatura, dentre outros fatores necessários para a sobrevivência do bebê, podem ser os responsáveis pelo contínuo crescimento dos vasos sanguíneos após o parto. A suplementação de oxigênio é um fator que está associado à doença ocular, bem como outros fatores, como:
  • baixo peso do bebê ao nascer;
  • nascimento prematuro;
  • anemia;
  • baixo nível de vitamina E;
  • problemas respiratórios;
  • ser da cor branca.

Tratamentos indicados para a retinopatia da prematuridade

Como dito acima, a retinopatia prematura pode se curar sozinha. Quando ocorre o descolamento da retina, é necessária intervenção cirúrgica, para evitar a perda da visão. O procedimento pode ser feito a laser (fotocoagulação), ou por injeção de medicamentos dentro do olho. No último caso, trata-se de um procedimento moderno e recente, que pode ser realizado junto com o laser. A função da injeção é permitir que os vasos sanguíneos na retina cresçam normalmente. Para os casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia de flambagem escleral e vitrectomia. O primeiro procedimento também pode ser combinado com o segundo, a vitrectomia, para fundir a retina descolada com o epitélio pigmentar. Esses são procedimentos bem mais complexos e que, em geral, duram algumas horas. A criança recebe anestesia geral e a intervenção é realizada em sala de cirurgia. Já o laser e a injeção podem ser feitos a nível ambulatorial e com sedação. Quer saber mais sobre a retinopatia prematura? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!