Apesar de ser considerada uma das mais seguras do mundo, a cirurgia de catarata causa inúmeras dúvidas em quem vai passar pelo procedimento. Isso é comum, mas preocupações exageradas devem ser evitadas, visto que pode gerar grande ansiedade, o que piora o quadro de saúde geral.
Este texto pretende esclarecer as principais dúvidas sobre a cirurgia de catarata para te ajudar na preparação pré-operatória. Acompanhe, em seguida, e se informe sobre o assunto.
Entendendo a cirurgia de catarata
A cirurgia é o único tratamento para a catarata, mas o procedimento é simples, seguro e muito rápido. O cirurgião utiliza laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho, para introduzir uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata. Na sequência, é inserida uma lente, que varia de acordo com o indivíduo.
O procedimento é realizado com anestesia local e a pessoa fica deitada. Normalmente, a alta hospitalar é realizada no mesmo dia.
Orientações pré-operatórias
É normal ter que seguir uma série de recomendações antes de passar por um procedimento. Apesar de ser uma cirurgia simples, aqui, os cuidados prévios também devem ser respeitados. As orientações a seguir são as mais comuns, mas, dependendo de cada caso, o médico pode solicitar outras ações.
As recomendações padrão são:
- informar ao médico todos os remédios que estão sendo usados, antes mesmo da cirurgia;
- permanecer em jejum oito horas antes da cirurgia;
- ingerir apenas líquidos, como sucos, chás e água de coco no dia da cirurgia;
- abster-se de bebidas alcoólicas pelo menos 24 horas antes da cirurgia;
- lavar os cabelos no dia da cirurgia, para manter um ambiente cirúrgico limpo;
- não usar maquiagem no dia do procedimento;
- suspender o uso de insulina no dia, caso o indivíduo seja diabético;
- levar apenas um acompanhante adulto;
- se em uso de anticoagulantes, deve-se manter o tratamento.
Orientações para o pós-operatório da cirurgia de catarata
Após a cirurgia de catarata, o indivíduo retorna para casa no mesmo dia. Entretanto, deve-se permanecer sentado em local confortável. Na maioria dos casos, a visão retorna em poucas horas e, com o passar dos dias, será possível retomar as atividades normais.
As recomendações mais comuns do pós-operatório são:
- seguir a prescrição de medicamentos;
- não dirigir até ser autorizado pelo médico;
- comparecer à consulta de retorno;
- evitar tocar e esfregar os olhos;
- não usar maquiagem nos olhos;
- evitar pegar peso;
- evitar dormir do lado que foi operado;
- retomar atividades físicas, uma semana após o procedimento;
- evitar realizar movimentos bruscos com a cabeça;
- evitar exposição à luz forte;
- observar repouso, conforme orientação médica;
- fazer compressa fria no local;
- sempre lavar as mãos, quando for aplicar colírio.
Vida após a cirurgia de catarata
A recuperação da cirurgia de catarata é rápida. Assim, com aproximadamente um mês, o indivíduo já está totalmente recuperado. O médico pode solicitar acompanhamento no primeiro ano, com a realização de exames e testes para avaliar a evolução do quadro.
É importante estar atento para o surgimento da catarata no outro olho. Assim como já observado, a doença pode se manifestar em períodos diferentes em cada um dos olhos, podendo haver anos de diferença.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
oftalmologistas em Belo Horizonte!