Secreção nos olhos: por que surge e como tratar

Acordar de manhã, depois de uma excelente noite de sono ou até mesmo de um cochilo durante a tarde de um domingo é sempre muito bom. Nesses casos, para muitas pessoas, é comum notar a presença de secreção nos olhos, não é mesmo?

Um tanto quanto comum, essas secreções ganharam até o apelido de “remela”. Mas você já parou para pensar que isso, em excesso, pode não ser tão normal assim? Continue a leitura para saber mais!

Possíveis causas da secreção nos olhos

A secreção nos olhos — normalmente branca ou amarela — pode ser um sinal de infecção, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar atento a qualquer alteração.

A remela é o acúmulo de lágrimas com gordura ou poeira que se cristalizou durante o período em que os olhos ficaram fechados. Entretanto, há diversos motivos para que esse problema apareça. É interessante observar se existem outras condições adjacentes ao problema que também podem lhe incomodar. Dentre os motivos estão:

  • alergia;
  • infecções bacterianas ou por vírus;
  • produtos químicos, como os presentes em piscinas;
  • conjuntivites;
  • ressecamento;
  • presença de corpo estranho.

Vale salientar que, em geral, o excesso de remela surge por causa da síndrome dos olhos secos. Essa condição é muito comum em pessoas que passam horas na frente de um computador, do celular ou da televisão, por exemplo.

O que fazer

Para controlar o ressecamento dos olhos, uma boa medida é aumentar a produção de lágrimas. Mas isso não significa que você deva criar motivos para chorar! Em média, todas as pessoas piscam de 14 a 18 vezes a cada minuto. Esse piscar é feito com lágrimas, e é esse ato que promove a limpeza de toda a sujeira e oleosidade presentes na superfície dos olhos e, também, faz o trabalho de mantê-los hidratados.

O ressecamento dos olhos devido à falta de piscadas promove o acúmulo de sujeira e óleo, que são dois dos principais ingredientes para se formar a remela e, com ela, outros problemas, como infecções na região ocular.

Cuidados necessários

Quem está com secreção nos olhos deve evitar colocar a mão para tirar a remela, pois elas podem estar sujas, o que pode contaminar e agravar ainda mais o quadro. Por isso, é preciso lavar as mãos com maior frequência, evitar o compartilhamento de objetos de uso comum, como toalhas de rosto e mão, fronhas e até mesmo travesseiros.

É preciso, ainda, verificar se há sinais de uma infecção maior. Geralmente, ela se apresenta com vermelhidão nos olhos, excesso de lágrimas e, até mesmo, excesso de remelas, dor e sensação de queimação.

Para que o diagnóstico de secreção nos olhos seja feito corretamente, é preciso ir ao oftalmologista e evitar automedicação.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular