Para quem recebe a notícia de que tem um problema de visão e irá precisar usar lentes de correção, um grande universo se abre em relação à variedade de possibilidades entre o uso de óculos e de lentes de contato.
Dependendo do caso, as lentes de contato são uma ótima opção, são extremamente discretas e não interferem na aparência.
Apesar de muita gente já utilizar as lentes de contato para a correção visual, muitos ainda não conhecem todos os tipos que existem de lente de contato. Veja a seguir quais são os tipos, as principais características de cada uma delas e saiba qual é a melhor opção para você.
Lentes de contato rígidas
As lentes de contato rígidas, que também são conhecidas como Rígidas Gás-Permeáveis, ou RGP, podem ser utilizadas na maioria dos tipos de grau. São muito seguras, mas por não serem tão maleáveis como as gelatinosas, o seu período de adaptação acaba sendo maior, durando algumas semanas até que a pessoa se acostume bem.
Lentes Gelatinosas
As lentes de contato gelatinosas, como o próprio nome já diz, apresentam uma característica muito mais maleável do que as lentes rígidas. Por isso, a grande vantagem desse tipo de lente é que ela se adapta facilmente ao formato do olho, não causando nenhum incômodo nos primeiros dias. O paciente faz a troca a cada um ou dois meses e tem sempre uma lente nova em mãos. São mito utilizadas para corrigir a miopia e a hipermetropia.
Lentes de contato Tóricas
As lentes de contato tóricas são as lentes indicadas para quem precisa corrigir o astigmatismo e assim como a gelatinosa, são extremamente confortáveis são descartáveis e também são trocadas a cada um ou dois meses.
Lentes multifocais
As lentes de contato multifocais são as lentes usadas geralmente por pessoas com mais de 40 anos e que apresentam a presbiopia ou visão cansada para perto ou seja, são utilizadas para corrigir a visão tanto de longe como de perto. O paciente terá a sua visão para longe e perto corrigida permitindo exercer todas as atividades, como esportes, leitura e uso do computador. Essas lentes também são gelatinosas descartáveis trocadas a cada dois meses e fornecem muito conforto ao seu usuário.
Importante!
Para que uma pessoa comece a usar lentes de contato ela deve fazer uma consulta com o oftalmologista para definir o seu tipo de grau e fazer um teste com a lente para permitir o uso com conforto e garantir a saúde do olho, já que lentes mal adaptadas podem trazer sérios riscos à visão.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.