O uso da toxina botulínica na oftalmologia

A toxina botulínica é um produto que é aplicado nos músculos com a função de diminuir a sua contração. Com essa característica essa substância pode ser usada de diversas formas na área da oftalmologia.

Tratamentos oftalmológicos que usam a toxina botulínica

Entenda um pouco mais sobre o uso da toxina botulínica em cada um dos casos abaixo:

Correção de rugas da expressão facial

As rugas que aparecem na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas podem ser atenuadas ou mesmo corrigidas com a toxina botulínica. Quando contraímos os músculos da face causamos dobras na pele que ao longo dos anos vão se aprofundando e formando as rugas. Dessa forma, quando a toxina é feita nesses músculos ela diminui a força de contração levando a uma expressão facial mais leve e natural, o que diminui o aprofundamento e formação das rugas. Nesse sentido a toxina pode ser aplicada a cada 5 ou 6 meses mantendo o resultado ao longo dos anos. A aplicação deve ser feita de forma individualizada respeitando as características de cada pessoa, pode ser realizada em consultório com todo o cuidado de assepsia exigido e com o creme anestésico a aplicação é quase indolor. Pode ser  realizada alguns meses após a cirurgia palpebral (blefaroplastia) realçando o efeito da cirurgia. Os cuidados após a aplicação são simples, como manter a pele limpa, não realizar atividades físicas no mesmo dia e não se deitar após 6 horas. É um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo e com excelentes resultados.

Blefarospasmo Essencial

Ocorre por contrações involuntárias dos músculos que se encontram em volta do olho, na região das pálpebras, causando o piscar repetitivo. Como resultado a pessoa tem dificuldade em manter os olhos abertos resultando em problemas para realização de atividades básicas de seu dia a dia.

Neste caso, a toxina botulínica é aplicada com o intuito de enfraquecer a musculatura da região, diminuindo as contrações repetitivas e fazendo com que se torne mais fácil manter os olhos abertos. O resultado do tratamento é a melhora da qualidade da visão e possibilidade de realizar atividades corriqueiras com maior facilidade.

Quando procurar o Oftalmologista

Caso você queira melhorar sua aparência e diminuir s efeitos da passagem do tempo ou ainda sofra com o blefaroespasmo não hesite em procurar um oftalmologista de sua confiança para verificar se a solução é ideal para você e as melhores maneiras para tratar o seu caso em específico.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte.

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular