tumor nas palpebras

Sintomas do tumor nas pálpebras

Em geral, as pálpebras são regiões suscetíveis para a ocorrência de diversos tipos de tumores. Por se localizar no rosto, o tumor nas pálpebras é facilmente detectado, o que contribui para um diagnóstico precoce, o qual deve ser confirmado por meio de um exame oftalmológico detalhado, aumentando as probabilidades de cura.

Esse tipo de tumor possui inúmeras causas, no entanto, as principais são a exposição à radiação solar e o fator genético. Outros hábitos como o consumo de cigarros e a má alimentação, por exemplo, também corroboram e intensificam o surgimento da lesão tumoral.

O profissional responsável pelo tratamento dos tumores deve ser um oftalmologista especialista na área de oculoplástica ou, como é popularmente chamada, plástica ocular, que abrange o conhecimento e as mais diversas técnicas que podem ser utilizadas para a realização de uma reconstrução palpebral.

Tumor benigno na pálpebra

Os tumores palpebrais benignos são aqueles que têm um lento crescimento, não apresentam feridas e nem sangramentos. Entre os diversos tipos de tumores benignos, podemos destacar os cistos, hemangioma capilar, ceratoacantoma, molusco contagioso, xantelasma e, o tumor da pálpebra mais comum, o papiloma escamoso.

Para esses tipos de lesões, o tratamento pode incluir a observação e o acompanhamento do tumor, tratamento clínico ou, na maioria dos casos, uma ressecção cirúrgica simples.

Tumor na pálpebra maligno

Já as lesões tumorais malignas são aquelas de rápido crescimento. Muito comuns em pessoas idosas, elas apresentam feridas, sangramentos, além da deformidade do local.

Entre os tipos mais frequentes estão carcinoma basocelular e o espinocelular quanto das glândulas de Meibômius e  melanoma. O diagnóstico definitivo e definitivamente por meio de um exame de biópsia chamado anatomopatológico.

O tratamento depende de fatores como o tamanho da lesão e sua localização. Procedimentos como a sutura simples, a ressecção ou até mesmo a reconstrução da pálpebra com enxertos e retalhos podem ser utilizados. A técnica de Mohs ou a congelação também devem ser feitas sempre que for possível.

Principais sintomas

Os pacientes que são acometidos com as lesões tumorais exibem sinais e sintomas bem visíveis. Conheça alguns:

  1. Inchaço da pálpebra
  2. Perda dos cílios
  3. Alteração da textura ou da coloração da pele
  4. Deformação da margem da pálpebra
  5. Sangramentos persistentes

Alguns sintomas e sinais ainda podem auxiliar o oftalmologista a identificar se um tumor é benigno ou maligno. É comum que os últimos quatro sintomas que listamos estejam relacionados aos tumores palpebrais malignos.

Além disso, tumores como o carcinoma basocelular, por exemplo, desenvolvem lesões elevadas, com pequenos vasos sanguíneos espalhados em sua superfície. É importante ressaltar que esse tipo de tumor não cria metástases, mas é altamente invasivo, podendo afetar o globo ocular.

Ao identificar qualquer um desses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente o médico para diagnosticar o tumor na pálpebra e verificar a necessidade do exame de biópsia, a fim de se iniciar o tratamento mais adequado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular