Xantelasma nos olhos: causas, sintomas e tratamentos

Você já ouviu falar em xantelasma? O nome pode parecer complicado, mas o problema é muito comum! Essa condição dermatológica é caracterizada pelo surgimento de manchas amareladas, ligeiramente salientes ou planas nas pálpebras.

O xantelasma é resultado de um distúrbio metabólico que ocasiona o acúmulo de gordura sob a pele, os xantomas. Os danos são apenas estéticos e não funcionais, ou seja, o xantelasma nas pálpebras não compromete a visão, mas tem grande respercussao na aparência.

Deseja conhecer melhor  o xantelasma nos olhos? Então confira nossas informações no texto a seguir!

Quais são as  principais causas do xantelasma?

As manchas de gordura que surgem nas pálpebras são causadas por depósitos de lipídeos (gordura) e colesterol. Elas podem estar relacionadas a alterações lipídicas e metabólicas, podendo ser manifestações de outros problemas, como colesterol alto e hiperlipidemia.

E os sintomas?

Os principais sinais de xantelasma são as lesões amareladas planas ou levemente salientes. Essas lesões podem chegar a alguns centímetros de diâmetro e a consistência costuma ser mais firme que o restante da pele. As manchas do xantelasma contam com contornos bem definidos e apresentam formatos diferentes.

Como já mencionamos o incômodo é estético. Os xantelasmas dificilmente causam coceira. Vale destacar que esse tipo de lesão é mais frequente nas pálpebras, mas também pode se desenvolver nos cotovelos, joelhos, nádegas, pés e mãos, dentre outros locais.

Como tratar o xantelasma?

O tratamento do xantelasma é feito através da ressecção ou destruição das lesões. O uso de ácidos pode ser feito, mas não apresenta bom resultado. O procedimento cirúrgico, porém,  sempre apresenta efeitos mais satisfatórios e significativos.

É importante que o cirurgião plástico ocular avalie detalhadamente a condição do paciente, considerando o histórico médico e a existência de distúrbios e enfermidades subjacentes. Além disso, é indispensável inspecionar visualmente os xantelasmas, palpar as lesões e realizar testes laboratoriais de sangue para verificar os níveis sanguíneos de lipídeos e glicose. Isso aumenta a segurança do processo!

Xantelasmas podem voltar depois do tratamento?

Sim! Até mesmo a solução cirúrgica, embora muito eficaz, não é definitiva. Para manter os resultados obtidos por meio da remoção dos xantelasmas, o paciente deve controlar as taxas de lipídeos no sangue. Assim, o colesterol e os triglicérides precisam estar em ordem.

Vale a pena adotar hábitos como alimentar-se de forma balanceada, praticar exercícios físicos, evitar alimentos gordurosos, aumentar a ingestão de fibras e consultar o médico regularmente. Tais cuidados diminuem bastante os riscos das manchas de gordura reaparecerem na pele.

Quer saber mais sobre o xantelasma nos olhos? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!